Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) voltou a pontuar no MotoGP, com o piloto luso a terminar o Grande Prémio das América, disputado no circuito de Austin, no Texas, na 14ª posição, amealhando mais dois pontos para o seu pecúlio pessoal. Já a prova foi ganha por Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), aproveitando da melhor forma o deslize de Marc Márquez (Repsol Honda), que liderou a prova na fase inicial.

Quando liderava isolado com mais de três segundos sobre Valentino Rossi (Monster Yamaha), Márquez não evitou uma queda, desperdiçando dessa forma um potencial triunfo. Com caminho livre para beneficiar do infortúnio de Márquez, o veterano piloto da Yamaha acabou por ver-se batido por Alex Rins a três voltas do fim, não cometendo depois qualquer erro até final.

Jack Miller (Pramac Ducati) ficou com o lugar mais baixo do pódio, fruto de uma ótima prestação, retendo atrás de si aquele que foi um dos animadores da corrida, Andrea Dovizioso (Mission Winnow Ducati), que partiu de 13º na grelha para terminar à beira do pódio. Com este resultado, o italiano assume também a liderança do campeonato, com 54 pontos, mais três do que Rossi.

Num fim de semana que se revelou complicado pelo cancelamento de duas sessões de treinos pela queda de chuva na região, Oliveira acabou por obter mais um ótimo resultado atendendo a que a sua preparação e aprendizagem ficaram afetados por isso mesmo. Tendo caído no início da prova para o 20º lugar, o português beneficiou de alguns azares alheios, mas também mostrou uma vez mais o seu talento.

O piloto da KTM ocupa o 16º lugar do campeonato com sete pontos.