Miguel Oliveira (Red Bull KTM Tech3) brilhou hoje na sessão de qualificação para o GP da Andaluzia, que tem lugar em Jerez de la Frontera, garantindo o quinto lugar na grelha de partida para a corrida de amanhã. O vencedor da primeira corrida, Fabio Quartararo (Petronas Yamaha) assegurou a pole position, batendo Maverick Viñales (Monster Yamaha) por meros 0,095s.

No entanto, o melhor tempo até havia sido obtido por Viñales, mas o facto de ter marcado esse registo – 1.36,907s – excedendo os limites da pista acabou por valer-lhe a anulação do tempo, com Quartararo a ser assim agraciado com o primeiro lugar, graças a uma volta em 1.37,007s.

Francesco Bagnaia (Pramac Ducati) foi o terceiro melhor da sessão de qualificação, logo à frente do veteraníssimo Valentino Rossi (Monster Yamaha).

Mas uma das estrelas da sessão foi mesmo o português Miguel Oliveira, que foi o melhor da KTM e conseguiu a sua melhor posição de sempre em qualificação, com o quinto melhor tempo, a 0,337s do melhor e a apenas 0,002s do tempo de Rossi.

Márc Marquez, que na semana passada fraturou o úmero, tentou esta semana regressar à competição, mas decidiu abandonar o que falta do Grande Prémio.