O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, vai receber a 14ª e última prova do Campeonato do Mundo de Motociclismo (MotoGP), anunciou hoje a organização daquela modalidade.

Tal como sucedeu com a Fórmula 1, também o AIA foi escolhido para albergar uma corrida da temporada de MotoGP depois de diversas provas canceladas devido à pandemia de Covid-19, sobretudo na América Latina e Ásia. O circuito algarvio integra o calendário de 2020, para o qual estava de reserva, depois do cancelamento das provas de Argentina, Tailândia e Malásia.

A prova portuguesa vai fechar a temporada, uma semana depois do Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em 15 de novembro.

Uma decisão que deixou o presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o português Jorge Viegas, “orgulhoso”, apesar de ser uma solução só para 2020. “No próximo ano, em princípio, não será [parte integrante do calendário] mas temos de ver a evolução da pandemia”, explicou, já na conferência de imprensa.

Já Paulo Pinheiro, diretor-geral do circuito de Portimão, revelou que, numa primeira fase, o plano prevê a presença de 30 mil pessoas do público. “Decidiremos as próximas fases em conjunto com a Dorna [empresa promotora do campeonato] e com as autoridades de saúde”, frisou Paulo Pinheiro, que enalteceu, ainda, a presença de Miguel Oliveira: “Ter o Miguel Oliveira em MotoGP e a lutar pelo pódio, será a cereja no topo do bolo”, sublinhou.

Para o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, “esta é uma grande notícia para nós, assinámos um acordo com [o circuito de] Portimão em 2017 para ser a corrida de reserva para qualquer tipo de cancelamento e estivemos em contacto com eles ao longo de todo o tempo. Estivemos em Portugal com as Superbikes e pensamos que é possibilidade incrível para nós, também de acordo com o facto de o circuito ser reasfaltado após a corrida de Superbikes [NDR: decorreu este fim de semana]”.

De acordo com o mesmo responsável, os pilotos “ficaram muito entusiasmados porque já viram a pista na televisão, mas nunca lá estivemos [a competir]”.

Ezpeleta recordou ainda que “Portugal tem uma longa história no nosso desporto” e que existiram “algumas batalhas históricas no Estoril. É algo de muito bom para nós, podermos regressar a Portugal, especialmente com o Miguel Oliveira a competir, sendo muito bem ter um piloto português a competir no seu próprio país”.

Esta vai ser a 15ª edição do Grande Prémio de Portugal de motociclismo, depois de 13 provas, entre 2000 e 2012, no autódromo do Estoril.

Após três provas, o Mundial é liderado pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), com 59 pontos, mais 17 do que o espanhol Maverick Viñales (Yamaha). O português Miguel Oliveira (KTM) ocupa o 12º lugar, com 18.

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) vai receber também o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, em 25 de outubro.

Com Lusa.