MV Agusta Turismo Veloce Lusso: O luxo redefinido

15/01/2019

A exclusividade das motos MV Agusta já não é uma surpresa. No entanto, se quisermos viajar, a maioria dos modelos que a marca disponibiliza cobra uma fatura bem cara ao nosso corpo pois não foram feitas para isso. A exceção é esta Turismo Veloce, que na versão Lusso (luxo em italiano) permite viajar com a exclusividade típica da MV Agusta e o conforto necessário para percorrer longas distâncias.

No curto contacto que tivemos com a Turismo Veloce Lusso salientamos aquilo que aos olhos da marca a torna uma edição de luxo: suspensão semi-ativa controlada eletronicamente, punhos aquecidos, descanso central e sensor GPS, que permite descarregar dados de telemetria para uma base de dados online, e duas malas laterais, cada uma com 30 litros de capacidade.

O que torna este modelo mais adequado para viajar é o espaço disponível para o condutor e para o passageiro, bem como a possibilidade de levar bagagem nas malas incluídas de origem. Transportar o indispensável para um fim de semana não é um problema.

Já em andamento não temos dúvidas de estarmos aos comandos de uma MV Agusta. A sonoridade característica do tricilíndrico continua bem presente (apesar de a marca dizer que as novas tampas do motor a reduziram), a direção é incisiva e o comportamento do quadro continua a desafiar-nos para procurar estradas com curvas. De preferência com muitas curvas. Contudo, rolamos com um nível de conforto algo inesperado numa moto com esta performance. Consegue-se fazer tiradas de 300 km com os 21,5 litros de capacidade do depósito de combustível.

Uma das novidades é o TFT no painel de instrumentos que, honestamnete, achámos muito confusa a forma como apresenta a informação. Não está de todo ao nível dos melhores exemplos da concorrência. A outra novidade é a embraiagem automática, designada SCS (Smart Clutch System), que está disponível no modelo com o mesmo nome e, infelizmente, é o acima do que testámos. O sistema pretende melhorar aquilo que é criticado nas soluções de caixa automática com dupla embraiagem já existentes na concorrência. Uma vez que não se trata de uma caixa automática, o que acontece é que dispensamos a manete da embraiagem, até mesmo para arrancar. No entanto, as passagens de caixa são da nossa inteira responsabilidade, sendo a tarefa simplificada com a ajuda do quickshifter.

Este sistema deixou-nos muito curiosos para um próximo ensaio, se possível com mais tempo para explorar melhor tudo o que esta versão da Turismo Veloce tem para oferecer.

Ficha técnica
Motor: três cilindros em linha com 798cc com gestão integrada MVICS2.0 com quatro mapas e controlo de tração com oito níveis de intervenção
Potência: 110cv
Suspensões: Frente forquilha telescópica invertida Sachs semiativa Traseira amortecedor Sachs semiativo
Travões: Frente duplo disco de 320mm, Traseiro um disco de 220mm, ambos com ABS Bosh 9 Plus
Depósito de combustível: 21,5 litros
Peso: 192 kg
Preço: a partir de 19.690 euros

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