M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As startups envolvidas na indústria da mobilidade aproveitam sempre o certame CES em Las Vegas para mostrar os seus novos produtos que vêm tornar o transporte dentro das cidades mais cómodo. É o caso da Novus, uma nova moto elétrica que deixa para trás a construção natural de um veículo de duas rodas, ficando reduzido a estrutura, motor e partes mecânicas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para contrabalançar o peso naturalmente elevado das baterias, os criadores da Novus conceberam um chassis e fibra de carbono, que pesa apenas 39 kg. Não foi montada nenhuma peça de carroçaria, não contando sequer com as imitações de depósitos que são habituais neste tipo de motos. O assento está integrado na forma do chassis. A moto elétrica Novus não tem um mostrador, mas tem um espaço junto ao guiador para acoplar o smartphone, que depois pode ser usado para monitorizar a velocidade e a condição da carga da bateria.

A bateria, que demora apenas uma hora a ser carregada, foi montada no fundo da estrutura, junto ao braço traseiro (que alberga uma suspensão quase invisível), para manter o centro de gravidade baixo. Fornece energia a um motor de 14 kW (19 cv) e garante uma autonomia de cerca de 90 km, sendo mais apropriada para uso citadino. Por isso, não ultrapassa os 97 km/h de velocidade máxima.

Carbono também é usado nos atuadores dos travões de disco. O resto do design minimalista da Novus é garantido pelos LED usados nos faróis e nas luzes de presença. Os criadores desta moto elétrica acreditam que um público exclusivo vai estar interessado em pagar um valor premium por uma moto em fibra de carbono que de resto não se distingue em performance e autonomia, pedindo 35 mil euros por um exemplar.

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