1 de 30: Aston Martin DB4 GT original vai a leilão

25/07/2021

Fotos: GOODING & COMPANY
Foram produzidos 75 exemplares do Aston Martin DB4 GT originalmente, mas só 30 tinham o volante à esquerda. Um destes procura novo dono em Pebble Beach.

 

Sem contar com os modelos Zagato ou o original Aston Martin DB5, o DB4 GT é dos modelos da marca britânica com mais sucesso no mercado de clássicos. Fenómeno que impulsionou, inclusivamente, a decisão de avançar com o lançamento de uma série especial Continuation, produzida pela Heritage Division em Newport Pagnell, Buckinghamshire, o maior centro de restauro da Aston Martin, em edição limitada a apenas 25 unidades, e por preços a rondar os 3,3 milhões de euros…

À arte das credenciais excecionais do belíssimo coupé, a explicação para a valorização incrível do modelo também está na sua exclusividade. A marca produziu só 75 unidades originalmente, das quais apenas 30 têm volante à esquerda. Razões mais do que suficientes para o interesse enorme gerado em torno do modelo que vai a leilão na primeira quinzena de agosto, em Pebble Beach, nos Estados Unidos.

Trata-se de uma unidade de 1961 pintada na cor Goodwood Green, com o interior revestido a couro também verde e equipado com o motor de seis cilindros em linha com 3,7 litros de capacidade e três carburadores Weber para potência de 306 CV de fábrica.

O modelo pertenceu ao piloto suíço Georges Filipinetti, que chegou a competir na F1 nas temporadas de 1962 e 1963. Posteriormente, integrou a coleção privada de um milionário que o modificou para a competição, acumulando nas suas mãos mais de 10.000 quilómetros, muitos deles em circuitos.

No início da década de 90 foi alvo de revisão no motor e na caixa de velocidades, tendo sofrido no ano 2000 uma intervenção maior com o objetivo de o fazer regressar às especificações originais. Em 2012, novo restauro.

A Gooding & Company, responsável pela venda, durante a Monterey Car Week, estima que este Aston Martin DB4 GT possa chegar com facilidade aos 3,2 milhões de euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.