Publicidade Continue a leitura a seguir

10 carros impagáveis da coleção do Sultão do Brunei (a mais espetacular do mundo?)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ninguém sabe ao certo quantos são os automóveis raros na coleção do Sultão do Brunei mas, entre aqueles que se conhecem, estes deixam qualquer colecionador de queixo caído.

A incrível coleção de automóveis de Hassanal Bolkiah, Sultão do Brunei, enclave independente dentro da parte malaia da ilha de Bornéu, tem sido alvo de várias reportagens, que procuram a todo o custo conhecer a real extensão do espólio motorizado do monarca. As informações mais credíveis indicam que reúne cerca de 7.000 nas suas garagens, provavelmente a maior e mais completa coleção privada do mundo e, claramente, a mais valiosa do planeta. A uma distância considerável de nomes como Jay Leno, o apresentador norte-americano, conhecido pelo programa “The Tonight Show” e famoso pela sua paixão por automóveis.

Crê-se que a frota de vários milhares do monarca inclua mais de 600 modelos da Rolls-Royce, 500 Mercedes-Benz, 450 Ferrari, 380 Bentley e muitos, muitos outros… Muitos são “one-off”, construídos a pedido, outros foram mesmo fabricados secretamente e nunca vistos!

Serão estes os 10 carros mais desejáveis da sua coleção?

10: Bentley Buccaneer

O Bentley Buccaneer, como muitos outros na coleção do Sultão do Brunei, é um segredo bem guardado. Existe, mas ninguém conhece ao certo como suas especificações.

O que se sabe sobre o carro é que se trata de um luxuoso coupé 2+2, do qual só 6 exemplares foram construídos exclusivamente para o sultão. Tem um design único, apresentando muito da linguagem de estilo da Bentley – incluindo a grelha frontal e os faróis quádruplos.

9: Bentley Dominator

Como o Buccaneer, o Bentley Dominator foi uma criação única, também com produção limitada a seis exemplares em várias cores. Foi um dos primeiros SUV de luxo alguma vez construídos, usando a base rolante do Range Rover, com a carroçaria e o interior desenhados à medida.

O Dominator pode ser visto como o antecessor do Bentayga, vinte anos mais cedo. As especificações técnicas do Dominator são desconhecidas.

8: Aston Martin V8 Vantage Special Series II

O Aston Martin V8 Vantage Special Series II foi desenhado (não oficialmente) por Zagato, para ser uma reinterpretação mais moderna do clássico DB4 Zagato da década de 1960.

O motor escolhido foi o espetacular V8 que equipava o Vantage V600. E o modelo foi tão bem conseguido que inspirou o DB7 Zagato oficial.

7: Ferrari 456 GT Venice

O Ferrari 456 GT Venice foi uma encomenda especial do irmão do sultão, e por isso não contava como Ferrari oficial – o que ainda faz do anunciado SUV Purosangue o primeiro Ferrari 4 portas ‘oficial’.

O Venice é baseado no 456 GT, com o mesmo V12 de 5,5 litros e 440 cv. Custou cinco vezes mais do que o 456 normal e para a família real foram fabricadas seis unidades…

6: Ferrari F90 Testarossa

O Testarossa F90 Speciale foi projetado por Enrico Fumia, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Pininfarina. Por alguma razão, Fumia não queria que ninguém na Ferrari soubesse da sua existência, desenvolvido sobre o chassis do Testarossa, no qual foi projetada uma carroceria completamente nova.

O Sultão do Brunei e o seu irmão compraram todos os exemplares fabricados.

5: BMW Nazca M12

Fãs do jogo “Need for Speed” talvez conheçam este modelo. Concebido pelo estúdio Italdesign de Giorgetto Giugiaro, o mesmo que em ’78 havia projectado o BMW M1, o BMW Nazca teve três versões distintas, lançadas em 1991, ’92 e ’93.

A primeira versão foi apelidada de Nazca M12, com formas arredondadas, cockpit em vidro e portas estilo gullwing, era alimentado por um motor V12, originalmente desenvolvido pela Alpine. Acelerava dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos

4: Cizeta V16T

O primeiro superdesportivo da Cizeta com assinatura de Gandini é o radical Moroder V16T, com motor atmosférico com 6 litros, que resultou da junção de dois V8 do Lamborghini Urraco, colocado em posição transversal entre os dois ocupantes e o eixo traseiro.

A marca anunciava 540 cv de potência enviados às rodas traseiras através de uma caixa manual de cinco velocidade. De 0 a 100 km/h, a nova máquina de Modena chegava em apenas 4 segundos, ultrapassando os 300 km/h na velocidade de ponta.

3: Bentley Rapier/Highlander/Tornado

O Bentley Rapier/Highlander/Tornado (ninguém sabe ao certo qual nome usado para este Bentley) foi outra encomenda especial do Sultão de Brunei. Pode ser visto como o antecessor espiritual do moderno Flying Spur, pois apresentava um estilo mais desportivo.

Aparentemente, o Rapier/Highlander/Tornado tem o mesmo motor que raridade na coleção do monarca – o Continental R Sufacon – que é um V8 de 6,75 litros a debitar cerca de 527 cv.

2: Mercedes-Benz S73 T AMG

O último dos carros encomendados nesta lista é Mercedes-Benz S73 T AMG. Para qualquer pessoa familiarizada com a estratégia de nomenclatura da AMG, a designação ’73’ pode parecer gralha, mas o sultão ordenou que o construtor colocasse o enorme V12 de 7,3 litros cm 565 cv no Classe S… e que o transformasse numa carrinha.

Consta que não foi pequeno o preço a pagar por tantos pedidos estranhos num só… Alegadamente, existem 18 exemplares deste modelo, três ainda são propriedade da AMG.

1: McLaren F1 GT

Talvez mais impressionante do que todos os modelos nesta lista é desconfiar-se que, numa determinada etapa da sua vida, o Sultão chegou a ser proprietário de dez McLaren F1, um dos quais o mais potente e exclusivo F1 GT, desenvolvido como versão de homologação para o F1 GTR de competição.

Para cumprir as regras, apenas um carro seria construído, mas dois modelos adicionais foram produzidos, com chassis 054 e 058. Um deles mora no Brunei.