100 Anos da linha móvel de montagem em 100 segundos

26/10/2022

A Ford Motor Company fez este pequeno vídeo que mostra o funcionamento da linha móvel de montagem bem como outros aspetos importantes na história da empresa.

Em 2013, a Ford celebrou o centésimo aniversário da linha móvel de montagem, um momento importante na história da industria automóvel.

Para marcar a ocasião, a empresa decidiu produzir um pequeno vídeo que merece ser visto mais do que uma vez. A narração pode parecer a descrição das reações secundárias aos medicamentos nos anúncios de televisão. Mas a verdade é que é mesmo muita informação para descrever em tão pouco tempo: 100 anos em 100 segundos.

Henry Ford não inventou a linha de montagem, e os historiadores duvidam mesmo que a linha móvel de montagem, o grande salto na industrialização a seguir à manufatura, tenha sido realmente uma inovação da Ford. (Uma possível concorrente poderá ter sido a linha de desmanche de suínos utilizada nos matadouros.) Mas não restam dúvidas que foi a Ford que criou e refinou as ferramentas e tecnologias que permitiram que a produção em massa tenha evoluído, e tornar-se o expoente máximo de eficiência que existe hoje em dia.

No entanto, se tiver mais um pouco de tempo (23 minutos), vale a pena ver este outro video que explica a influência que o Ford Model T teve na vida das pessoas no século XX.