Nos seis dias da campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” foram registadas 1.394 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já fez o balanço da última campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, entre 15 e 21 de fevereiro. Nos seis dias de operação, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR) registaram de mais de 15.176 infrações, das quais 1.394 relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução.

No período da campanha, foram fiscalizadas 51.112 viaturas e registou-se um total de 2.178 acidentes, de que resultaram 11 vítimas mortais, 30 feridos graves e 618 feridos leves.

As autoridades lembram: Os condutores que utilizam o telemóvel durante a condução são mais lentos em reconhecer e a reagir a perigos; a distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação; o uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.