25 factos que desconhece sobre a Porsche

26/04/2023

Poucos são os nomes de marcas de automóveis que quando proferidas associamos à palavra performance, uma dessas marcas é a Porsche. Um nome associado ao desporto automóvel e que inclusivamente é a marca com o maior número de vitórias, nas mais variadas competições em todo o mundo, desde as 24 Horas de Le Mans ao Paris-Dakar. Mas existem muitos factos interessantes e, muitos deles pouco conhecidos sobre a Porsche e sobre o seu fundador Ferdinand Porsche, e é disso que vamos falar neste artigo.

1) Primeiro automóvel híbrido do mundo

Ferdinand Porsche desenvolveu o primeiro automóvel híbrido do mundo, em 1899. O Lohner-Porsche Semper Vivus era basicamente um automóvel eléctrico que utilizava um motor de combustão interna como gerador. Foi também o primeiro automóvel com travões nas quatro rodas.

2) Ferdinand provou que os pequenos automóveis podem ser mais rápidos que os maiores e mais potentes

Ferdinand Porsche desenvolveu o Sascha para a Austro-Daimler, a pedido de um produtor de filmes de nome Sascha. Este automóvel era significativamente mais pequeno que os seus concorrentes, no entanto, ganhou 43 corridas, incluindo o Targa Florio em 1922.

3) Ferdinand foi também responsável pelo desenvolvimento das Flechas de Prata

As Flechas de Prata foram automóveis desenvolvidos somente para as competições de Grand Prix, agora conhecida por Formula 1. Ferdinand Porsche desenvolveu o Auto Union P (P de Porsche), que estava equipado com um revolucionário motor central de 16 cilindros. Com os pilotos Hans Stuck e Tazio Nuvolari, estas máquinas eram imbatíveis.

4) O Volkswagen Carocha

O primeiro Volkswagen Type 1, também conhecido por Beetle ou Carocha, foi desenhado e construído por Ferdinand Porsche na sua quinta.

5) O Mercedes-Benz T80

Em 1939 Ferdinand Porsche desenhou o Mercedes-Benz T80, o automóvel mais rápido do mundo, projectado para alcançar mais de 700km/h. Mas devido ao despoletar da Guerra, nunca foi efectuado a tentativa de recorde.

6) O Porsche de Fórmula 1 de tracção às quatro rodas.

O Porsche 360 Cisitalia, foi um projecto feito em conjunto entre a marca alemã e a italiana Cisitalia desenvolvido em 1949, com um motor 1.5L de 385cv e tracção total. Mas devido à falta de dinheiro da Cisitalia e à mudança do regulamento, este automóvel nunca competiu.

7) O cavalo no emblema da Porsche é muito idêntico ao da Ferrari

No caso da Porsche, é porque faz parte integrante do emblema da cidade de Estugarda, onde a Porsche está sediada. No caso da Ferrari remonta à Guerra, pois um dos aviões utilizava um cavalinho pintado na fuselagem, algo que Enzo também usou nos seus carros de competição para dar sorte e posteriormente fez parte do emblema Ferrari.

8) O primeiro Porsche de estrada tinha motor central

O primeiro protótipo do Porsche 356, o 356 No.1, tinha motor central e também chassis tubular. Mas devido aos custos de produção e complexidade, o motor passou a estar no mesmo sítio que o do automóvel que lhe serve de base, o Volkswagen Carocha.

9) Durante cerca de dois anos, os primeiros 356 eram produzidos numa antiga serralharia

De 1948 a 1951 os Porsche 356 eram produzidos em Gmund, na Áustria, e por isso são conhecidos por 356 Gmund. Estes eram também mais leves, pois a sua carroçaria era feita de alumínio ao invés do aço dos modelos produzidos posteriormente na Alemanha.

10) A polícia holandesa utilizou o Porsche 356

Em 1966 a Porsche construiu mais dez Porsche 356C especificamente para a polícia holandesa, um ano após o final de produção do Porsche 356.

11) Os primeiros Porsche eram construídos com carroçaria da Reutter hoje conhecida por Recaro

A Reutter Carrosserie Werke que produzia carroçarias e interiores, tinha uma parceria com a Porsche para produzir as carroçarias dos 356. No início dos anos 60, a Porsche comprou a secção de produção de carroçarias e a secção de interiores passou a denominar-se Recaro.

12) O Porsche 911, o modelo mais icónico, era para receber a denominação Porsche 901

O substituto do Porsche 356, que hoje todos conhecemos por Porsche 911, era para ter recebido o nome de 901. Mas a Peugeot tinha todos os nomes registados com o número zero no meio, incluindo o 901, daí terem mudado para 911. No entanto, este registo era só válido para modelos comerciais, os de competição não eram abrangidos e por isso existem vários Porsche de competição com o número zero no meio. Além disso, em 1963 ainda foram vendidos alguns Porsche 901 de pré-produção.

13) O Porsche 917, dos anos 70, poderia debater-se com os actuais LMP1

Várias variantes do Porsche 917 foram desenvolvidas para competir nas mais diferentes disciplinas. Como é o caso do Porsche 917/10, que com o motor de doze cilindros boxer desenvolvia mais de 1000cv e atingia mais de 340km/h.

14) Os primeiros 25 Porsche 917 eram conhecidos pelos “automóveis dos secretários”

Quase todo o pessoal da Porsche ajudou na montagem dos 25 Porsche 917 para as verificações da FIA, de modo a poder homologar o modelo para competir. Muitos deles foram montados mesmo em cima da hora e por isso todas as mãos que pudessem ajudar seria uma vantagem.

15) Em 1972, a Porsche Design desenvolveu o primeiro cronógrafo preto do mundo

Este cronógrafo foi desenvolvido tendo por base os mostradores dos automóveis Porsche, e daí o fundo preto, que lhe dar um ar muito desportivo.

16) A Porsche derrotou os seus adversários na Fórmula 1, desde que esta competição iniciou a época dos motores turbo

Com o motor 1.5L V6 Turbo, com perto de 1000cv, desenvolvido pela TAG-Porsche, a McLaren conseguiu obter três campeonatos, com os pilotos Nikki Lauda e Alain Prost.

17) Porsche, a marca com o maior número de vitórias nas competições

Ao todo, a Porsche já conseguiu conquistar mais de 24.000 corridas em todo o mundo, um feito que nenhuma outra marca consegue aproximar.

18) Os tractores Porsche

Além de automóveis desportivos, a Porsche também construiu tractores, tendo sido até melhor sucedida que a rival Lamborghini. Além disso, produziram também um tractor a gasolina, feito especificamente para as produções de café, pois assim os fumos do gasóleo não alteravam o sabor.

19) Actualmente também desenha empilhadores

Desde os anos 80 que a Porsche tem sido bem-sucedida no desenho de empilhadores para a Linde, inclusivamente ganhou prémios.

20) A Porsche nos aviões

A Porsche é uma marca que desenvolve desenhos para os mais variados sectores e isso incluiu também a aviação. A Porsche desenhou o cockpit do Airbus A300 e uma das inovações eram os ecrãs digitais, que substituíam os aparelhos analógicos.

21) O Porsche 959 era o automóvel mais evoluído da sua geração

Com tracção integral, uma velocidade máxima de quase 320km/h, era um dos mais avançados, se não mesmo o mais avançado, super-carro dos anos 80, com muita tecnologia de ponta empregue.

22) O Porsche 959 também ganhou o Rallye Paris-Dakar

Uma marca como a Porsche que, à época não tinha veículos todo-o-terreno, inscreveu-se no Rallye mais duro do mundo em 1986 com o seu super-carro 959, obtendo a vitória. Em 1984 já tinha feito o mesmo, mas dessa vez com os Porsche 911 4×4.

23) O Porsche 944 de 1986 foi o primeiro automóvel vendido nos EUA com airbag para o passageiro de série

Além da performance, a segurança também é importante para a Porsche e por isso o Porsche 944 foi pioneiro, pois trazia airbag para o passageiro de série, numa época em que até mesmo o airbag para o condutor era um extra em muitas marcas.

24) A Porsche e a Harley-Davidson

A Harley-Davidson utiliza, em algumas das suas motos, motores desenvolvidos pela Porsche. Como exemplo a Harley-Davidson V-Rod utiliza dupla árvore de cames à cabeça, uma tecnologia implementada pela Porsche.

25) O objecto mais estranho desenhado pela Porsche Design

Além de veículos, a Porsche Design também desenho mobiliário, como é o caso deste grelhador.