25 mil euros por um elétrico que só precisa de sol para carregar as baterias

16/01/2021

No Sono Sion, a utilização massiva de painéis fotovoltaicos na sua carroçaria permite o carregamento das baterias apenas pela exposição solar.

Já arrancou a fase de pré-encomendas para as primeiras unidades do Sion, um carro solar que pretende impor-se como alternativa aos veículos elétricos convencionais, contornando dois dos seus maiores handicaps (a autonomia e a (in)disponibilidade de carregadores), já que introduz a capacidade de poder carregar-se enquanto se conduz ou mesmo quando está parado ao sol. A adoção de painéis fotovoltaicos de altíssima capacidade, com 248 células integradas no capot, no tejadilho e nas portas, garante uma média de 35 km diários só com a energia armazenada pela exposição solar. Contas feitas, o carro da Sono Motors permitirá cumprir a maioria dos trajetos urbanos de todos os dias sem produzir emissões de carbono, diretas ou indiretas.

O carro-solar desta start up alemã foi um dos destaques na edição online do CES de Las Vegas, onde se apresentou já na versão definitiva, confirmando o lançamento para meados do próximo ano, por preços a rondar os 25 mil euros. Para reduzir custos de produção, o Sono Sion estará disponível apenas com a carroçaria em preto e com uma opção de bateria. A mesma fórmula de simplicidade se aplica ao desenho exterior, de linhas retas, e também ao interior, minimalista e despido de luxos supérfluos. Generosa é a oferta de espaço no habitáculo com capacidade para cinco ocupantes e bagagem. A volumetria da mala é de 650 litros na sua configuração ‘standart’. Mais de 12 mil encomendas foram já validadas, através de depósito no valor de cerca de mil euros, reembolsáveis, para as primeiras unidades, que começam a produzir-se em 2022, na fábrica de NEVS (Trolhättan, Suécia), unidade onde se produziam os modelos da Saab.

Autonomia para partilhar

Com 4,3 metros de comprimento, 1,83 de largura e 1,67 em altura, o Sion tem as medidas de um monovolume de segmento médio, equipado com um motor elétrico de 163 CV de potência e 270 Nm. O fabricante anuncia 140 km/h de velocidade máxima, (limitada eletronicamente) e autonomia para 255 quilómetros medidos no ciclo WLTP. A bateria com 35 kWh pode recuperar até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos numa estação de carga rápida (até 50 kW). Com o adaptador de Tipo 2 (até 11 kW) necessitará de 3,2 horas para o mesmo nível de autonomia, enquanto numa tomada convencional (até 3,7 kW), o carro-solar necessita de 13 horas para estar a 80% das suas capacidades. O modelo dispõe de um carregador de bordo bidirecional para partilhar energia com outros veículos elétricos.

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