3T Exploro Racemax é a bicicleta de gravel inspirada no Huracán Sterrato

04/12/2022

Fruto de uma colaboração entre a marca de carros desportivos Lamborghini, e o fabricante de bicicletas 3T Cycling, a Exploro Racemax é uma máquina com genes 100% italianos. E tal como o Huracán Sterrato, destina-se a todos os que querem explorar estradas e caminhos que não tenham alcatrão.

Da parceria resultou uma bicicleta capaz de devorar estradões e caminhos de terra a grande velocidade. O gravel é uma modalidade relativamente recente, onde se utilizam bicicletas semelhantes às de ciclocross, mas com pneus mais largos, e uma geometria mais apropriada para andar em fora-de-estrada.

A Exploro Racemax X Huracán Sterrato – este é o seu nome completo – “tal como os automóveis superdesportivos da Lamborghini, utiliza muita fibra de carbono e componentes ultra leves.”, refere Gerard Vroomen, o diretor de design da 3T, na sua apresentação na Art Basel de Miami Beach.

“O quadro da Racemax, que é o coração desta bicicleta, é feito nas nossas instalações em Itália utilizando a tecnologia de fibra de carbono proprietária da 3T. O pedaleiro mais leve do mundo 3T Torno, é igualmente feito em casa, com os mesmos materiais. A inspiração no Lamborghini, levou ainda à utilização de titânio, ligas metálicas aeroespaciais e aço noutras partes e componentes” continuou.

A Exploro Racemax X Huracán Sterrato está disponível em pré-encomenda, com entrega em Março 2023. O preço anunciado são 15 000 euros.