M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O mercado automóvel está cheio de SUVs, todos com aparência aventureira, tetos altos e suspensão levemente acima do que é normal para uma berlina familiar. Mas a maioria destes carros não tem qualquer característica que lhe permita sair de estrada, e realmente são usados essencialmente para andar na cidade ou, no máximo, para passeios com a família. Mas mesmo com esta tendência ainda existem modelos aventureiros, equipados de série com tração às quatro rodas, com preços acessíveis. Aqui mostramos seis exemplos abaixo dos 30 mil euros.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Vale a pena notar que algumas marcas mais tradicionais no segmento dos TT, como a Land Rover ou a Jeep, não tem um modelo capaz de fazer offroad a um preço tão baixo. Das marcas japonesas que outrora também ostentavam orgulhosamente verdadeiros TT na gama, apenas a Suzuki se mantém representada, com nada menos que dois modelos, incluindo o Ignis, um dos dois que custa menos de 20 mil euros. No caso do Vitara, selecionámos a versão a gasolina, mas também existem variantes Diesel por menos de 30 mil euros.

Da Europa, vale a pena mencionar o Dacia Duster, ainda na geração anterior, cujo topo de gama está equipado com tração integral, enquanto a Fiat oferece o Panda Cross, um verdadeiro TT de dimensões compactas e três modos selecionáveis para circular fora de estrada. Tal como no Suzuki Vitara, o motor a gasolina é mais barato, mas a variante Diesel também cumpre os critérios, e até custa menos de 20 mil euros.

Mas o mais surpreendente é a presença da Mazda e da Hyundai nesta lista de aventureiros. A primeira com a variante 4×4 do CX-3, que é capaz de se meter nalgumas aventuras, apesar da marca não ter grande tradição no segmento TT, com exceção das picks-ups. Da Hyundai, o Kauai com motor 1.6 turbo é mais visto como um desportivo, mas a tração às quatro rodas dá-lhe argumentos para enfrentar alguns caminhos fora de estrada.