M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Na indústria automóvel, existem formatos que correspondem a utilizações específicas para um automóvel. Um familiar, um executivo, um compacto, um desportivo, são todos fáceis de identificar. Mas seguir esses formatos pode implicar que um determinado modelo vai ficar afogado num universo de conformidade, obrigando muitas marcas a procurar novos caminhos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Durante os mais de 100 anos de existência da indústria automóvel, as marcas tentaram criar modelos diferentes de todos os outros. A própria ideia de Karl Benz de montar um motor no seu triciclo era uma forma de criar um segmento diferente face às carroças com cavalos. Henry Ford criou o segmento familiar em 1908 com o Model T, o Willys Jeep foi o primeiro todo-o-terreno. Mas existem miríades de formatos diferentes de carroçaria, correspondendo a novos segmentos cujos carros são capazes de fazer duas coisas ao mesmo tempo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.