780 CV e 395 km/h: Dubai tem a ambulância mais rápida do mundo

06/02/2022

O novo Lykan HyperSport de emergência médica do Dubai vai salvar vidas a 395 km/h!

 

Na região de todos os excessos automóveis, patrulhar as estradas ao volante dos superdesportivos mais espetaculares do mundo é algo a que as autoridades do Dubai estão bem habituadas. Mas, a partir de agora, também os profissionais de emergência médica o vão fazer. Esta semana, no âmbito da Expo 2020 (adiada para 2022 devido à pandemia), foi apresentado mais um bólide de exceção, mas para o serviço de ambulância naquele que é o mais poderoso dos sete emirados que compõem este território banhado pelo Golfo Pérsico.

O Lykan HyperSport Responder é uma versão do famoso hipercarro da libanesa W Motors, adaptada para salvar vidas a mais de 300 km/h. Uma vez que, embora não tenha a capacidade de transportar doentes, o veículo estará equipado com tudo o que é necessário para o socorro pronto no local.

Na cidade vizinha de Abu Dhabi está outro Lykan Hypersport, ao serviço do departamento de Polícia desde meados de 2019.

O “Ferrari árabe” como ficou conhecido desde o lançamento em 2013, era oficialmente o terceiro carro de produção mais caro do mundo, com um preço a rondar aos 3 milhões de euros e apenas sete unidades produzidas.

Está equipado com um motor de seis cilindros “boxer”, 3.7 biturbo, desenvolvido pela Ruf, preparador especializado em modelos Porsche, para debitar fantásticos 780 CV de potência e 960 Nm de binário máximo, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

“O lançamento do ‘Hypersport Responder’ reflete a posição única do Dubai como uma das cidades líderes mundiais no campo da inovação. A velocidade e as capacidades do carro podem reduzir significativamente o tempo de resposta durante emergências e garantir uma intervenção oportuna”, disse Khalifa bin Darrai, CEO da Dubai Corporation for Ambulance Services.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.