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8 sistemas de segurança obrigatórios a partir do próximo ano

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A partir de 2022, os automóveis novos na Europa vão ter de incluir mais oito sistemas de segurança de série.

Serão oito os sistemas de segurança que vão passar a integrar a lista de equipamentos de série em automóveis na Europa, já a partir de 2022. De acordo com a decisão da Comissão Europeia, na sua estratégia de redução de sinistralidade rodoviária, dentro de um ano todos os modelos novos têm de oferecer de série os dispositivos de última geração que compõem o sistema de assistência à condução ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

Segundo o estudo realizado pelo Parlamento Europeu, a introdução destes sistemas vai permitir evitar até 25.000 mortes nas estradas e mais de 140.000 feridos graves vítimas de acidentes de viação na Europa. Só o sistema de travagem automática de emergência, que já é “obrigatório” para ter cinco estrelas nos testes de segurança do EuroNCAP, deverá reduzir as colisões em 38 por cento.

Muitos destes equipamentos já estão disponíveis em vários modelos em comercialização, de série ou como extras pagos. Passam a ser obrigatórios.

No próximo ano, arranca a primeira etapa deste plano, com a chegada faseada destes oito sistemas:

– Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC)

Permite regular e fixar uma, velocidade cruzeiro, com o veículo a circular sem que o condutor precise usar o acelerador. O sistema trava quando deteta um obstáculo e retoma de forma autónoma a velocidade programada.

– Câmara traseira com deteção de trânsito cruzado

Avisa para a aproximação de veículos quando efetuamos a manobra de marcha-atrás sem visibilidade para um dos sentidos da estrada.

– Pré-instalação de Alcoolímetro bloqueador de ignição

Não permite o arranque do veículo se o condutor apresentar taxa de álcool no sangue.

– Sistema de Deteção de Fadiga e de Distração

Consoante o tempo de viagem, este sistema emite um alerta ao condutor para este realizar um intervalo na condução.

– Sistema de travagem de emergência (AEB)

Reduz a velocidade ou trava por completo caso o condutor falhe o abrandamento para o carro da frente.

– Alerta de saída da Faixa de Rodagem (LDW)

Através de um alerta sonoro, luminoso ou vibratório, este recurso informa que o veículo está a sair da faixa de rodagem.

– Caixa negra

Como nos aviões vai registar dados do automóvel e da estrada para consulta em caso de acidente.

– Alerta de cinto de segurança nos lugares traseiros