Elétrico, muito leve e compacto, o novo modelo urbano da Lancia chama-se Ypsilon, mas não é um carro.

Em plena contagem decrescente para o anunciado renascimento da Lancia como uma das marcas premium no portefólio da Stellantis, o primeiro modelo da nova era da marca italiana não é um carro. Acompanhando a tendência iniciada por outros grandes construtores de automóveis, o emblema de Turim que criou ícones como o Stratos, Delta ou Thema, acaba de lançar versão do Ypsilon com apenas duas rodas, uma trotineta elétrica.

A primeira e-scooter da Lancia tem design inspirado no Ypsilon Hybrid EcoChic, modelo que está apenas disponível no mercado italiano, e resulta da colaboração com o especialista MT Distribution. Com um peso de 12 kg, a Lancia Ypsilon e-scooter está construída sobre um chassis de alumínio capaz de suportar até 100 kg de peso, dispondo de suspensão dianteira, jantes especiais de 8 polegadas, travão duplo à roda traseira e luzes LED, tanto à frente como atrás.

Tecnicamente, a trotineta elétrica da Lancia aposta num motor elétrico de 250 kW instalado no eixo posterior, associado a uma bateria de 216 Wh que permite oferecer uma autonomia máxima de 18 quilómetros. A marca italiana anuncia velocidade máxima de 25 km/h, sendo o tempo de carregamento numa tomada doméstica estimado entre 3 e 5 horas para recuperar 100% da carga.

No volante há um pequeno ecrã digital para informações como a velocidade e a autonomia restante.

O Lancia Ypsilon e-scooter está disponível em duas cores, Maryne e Gold, a mesma combinação do Ypsilon Hybrid EcoChic.

A nova trotineta elétrica já está em comercialização nos concessionários da marca e nos canais de venda digitais, por 299 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.