A aplicação que o desmotiva de utilizar o telemóvel durante a condução

21/09/2018

Pensando em todos os condutores que utilizam o telemóvel durante a prática da condução, a Chevrolet lançou uma aplicação que os desmotiva a fazê-lo.

Mesmo reconhecendo que o seu manuseio quando conduzem é perigoso e ilegal, muitos são os condutores que persistem neste hábito, utilizando o seu dispositivo móvel quando deviam dedicar toda a sua atenção à estrada. Um estudo recente da Liberty Seguros, recorrendo à sua aplicação ‘Hit the Road’, lançada em fevereiro deste ano, revela que nove em cada dez portugueses já utilizam o telemóvel ao volante até ao final de agosto.

Com este cenário, que é repetido um pouco por todos os países, a Chevrolet, marca do grupo General Motors, lançou nos Estados Unidos da América uma aplicação que tem por intuito travar a utilização do telemóvel durante a condução.

Denominada ‘Call me Out’, esta aplicação tem uma atuação bastante simples. Quando as pessoas tocam no telefone durante a condução, a aplicação recorre a uma gravação de um ente querido para desmotivar a utilização, usualmente dizendo que “não vale a pena” ou “deixa estar o telefone quieto”. Para o efeito, a aplicação ‘sente’ quando o telemóvel é levantado graças ao acelerómetro no interior do telemóvel, ficando ativo quando a velocidades acima dos 8 km/h. A aplicação resulta de uma competição entre start-ups, que foram instigadas a criar uma aplicação que fosse dissuasora da utilização do telemóvel.

A aplicação é gratuita e está disponível para utilizadores de telefones com o sistema operativo Android.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.