Garrafa única desenhada pela Aston Martin para receber um uísque Bowmore, tão ou mais exclusivo, pode ultrapassar os 250.000 euros em leilão.

Fundada em 1779, a Bowmore é a destilaria mais antiga da ilha escocesa de Islay, famosa em todo o mundo pelo seu uísque e pelas colaborações plenas de simbolismo com a Aston Martin.

Numa das mais icónicas parcerias, a marca britânica de automóveis de luxo e a escocesa Bowmore usaram os pistões do DB5 como base para as originais garrafas Black Bowmore DB5 1964, produzido em edição especial e limitada a apenas 25 unidades, celebrando a data em que o DB5 se converteu no carro de James Bond, no mesmo ano em que se destilou pela primeira ver o Black Bowmore. O valor de cada unidade rondava os 55 mil euros. Quatro vezes menos o que pode custar esta outra obra-prima.

Trata-se de uma peça raríssima produzida para o lançamento do DBX Bowmore Edition, de que se fizeram apenas 18 unidades criadas pela divisão Q, de personalização da Aston Martin. O espetacular SUV de altas prestações incluía no seu interior incrustações em cobre com a marca Bowmore, que provinham do alambique original em que se elaborou o uísque mais antigo lançado pela destilaria localizada na ilha. O Bowmore ARC-52 amadureceu por 52 anos num casamento de dois estilos de barril: 50% em American Oak Hogshead e 50% em European Oak Butt.

A garrafa, um conjunto de duas peças, o decantador e a tampa na mesma fibra de carbono usadas no Aston Martin Valkyrie e no AMR23, o monolugar da F1, mediante uma técnica japonesa denominada Mokume-Gane, para imitar as texturas da madeira e da rocha natural das escarpas em torno da baía onde se encontra a destilaria, foram integralmente desenhadas pela marca britânica.

Exemplar único que sairá a leilão no próximo dia 26 de maio, num evento promovido pela casa Sotheby’s, estimando-se que possa ultrapassar os 250.000 euros, mais do que custa um Ferrari Roma novo.

De acordo com a marca, a verba obtida irá reverter na totalidade para o fundo Bowmore Legacy, que se dedica a apoiar as necessidades de emprego, formação e habitação para a população jovem de Bowmore.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.