A Brumm ainda faz sonhar com as suas miniaturas

31/05/2023

Enquanto a maior parte dos criadores de miniaturas automóveis retiraram para a China, numa tentativa de aumentar os lucros com a redução dos custos de produção, há uma marca que insiste em produzir os seus modelos na Europa. E é uma estratégia que está a funcionar, com a criação de modelos específicos, séries limitadas e encomendas especiais, sempre com uma qualidade ímpar e com uma preocupação inigualável com o detalhe.

A Brumm foi criada em 1972, como uma extensão da marca de brinquedos RIO Models. A nova empresa foi estabelecida a 25 km de Milão nas margens do lago Como, na vila de Oltrona di San Mammete, e aí permanece ainda hoje.

A marca italiana especializou-se na reprodução fiel de automóveis de competição, na sua maioria de marcas italianas, como Ferrari ou Maserati, mas não se escusou a dar corpo a modelos da Mercedes-Benz, Lotus ou Porsche.

A expansão para outro tipo de modelos inclui automóveis históricos e carroças com cavalos. Mais recentemente, a Brumm passou a dedicar-se a colecções com decorações específicas, dedicadas a negócios, artistas, desportistas e figuras políticas.

A produção de modelos de competição evoluiu para a reprodução fiel de camiões de apoio ou dioramas a reproduzir eventos específicos da história do desporto automóvel. A medida preferida, usada quase em exclusivo, continua a ser a escala 1:43.

A fábrica em si também está aberta durante eventos públicos, onde os fãs e clientes podem ver o detalhado processo de criação que dá origem às suas miniaturas favoritas. Numa era de estandardização de produto, a Brumm continua a dar uma personalidade às suas criações.

Veja em baixo a galeria de imagens, com algumas das criações e do processo de produção das miniaturas da Brumm.