A ‘escapadinha’ imperdível para fãs da F1. Datas, horários e preços

22/03/2023

A partir deste fim de semana, e durante os próximos dois meses, todos os caminhos vão dar a Madrid, onde está a primeira exposição oficial da Fórmula 1.

A Madrid, a seis horas de carro e cerca de uma hora de avião, vai acolher a primeira exposição oficial de Fórmula 1, em associação com a empresa gestora da disciplina máxima do automobilismo, exibindo uma lista interessantíssima de peças cedidas por equipas, pilotos e personalidades deste desporto.

A exposição “F1 The Exibition” abre portas na IFEMA de Madrid, a partir de 24 de março, até ao próximo dia 4 de junho.

O que há para ver?
A Fórmula 1 é a classe rainha do desporto automóvel e o secretismo faz parte da competitividade, o que torna ainda mais rara e valiosa a oportunidade que a mostra madrilena vai proporcionar ao público.

A exposição conta com um total de sete salas, para outras tantas experiências definidas como únicas, «cada uma projetada em colaboração com curadores, artistas e cineastas premiados, para oferecer uma aventura impressionante pelo mundo da Fórmula 1».

“The Human Race”: nesta sala é projetada uma curta metragem sobre a história por trás da Fórmula 1, revelando-se como a essência do automobilismo continua a cativar um público cada vez maior.

“Era uma vez na Fórmula 1”: Esta galeria combina fotografias em grande escala, memorabilia nunca antes vista e pequenos documentários com mais de uma centena de entrevistas com as personalidades mais famosas do desporto.

“Laboratório de Design”: Esta sala simula o interior de uma fábrica, oferecendo uma visão incrível de como as equipas trabalham no desenvolvimento dos monolugares. Entre os componentes expostos, estará um motor híbrido de F1 e também o 2020 Alpha Tauri AT01.

“Survival”: nesta sala da mostra madrilena estarão expostos os destroços do carro em que que Romain Grosjean sofreu o dramático acidente no Grande Prémio do Bahrain de 2020, quando colidiu a 220 km/h com as barreiras de segurança da pista durante a primeira volta da corrida. O chassis carbonizado estive bem guardado durante anos (apenas a FIA teve acesso para as normativas vistorias), e serão exibidos pela primeira vez.

“Drivers & Duels”: Esta sala está inspirada nos circuitos e explora os momentos fundamentais dos grandes campeões da Fórmula 1 nas últimas décadas. Inclui o passeio da fama, um grande ecrã interativo e uma ampla coleção de artigos históricos.

“Revolução pelo Design”: Através da colaboração com várias equipas, esta sala tem expostos alguns dos desenhos e projetos que marcaram a competição.

“As boxes”: Na última sala da mostra os visitantes são brindados com um espetáculo de luz e som, com a duração de seis minutos, sobre os 73 anos de história da Fórmula 1.

Preços e horários
A exposição estará patente no Pavilhão 1 do IFEMA (Avda. Del Partenon, 5 28042 Madrid, Espanha). A duração prevista da visita à exposição é de uma hora e meia e é recomendada para pessoas de todas as idades. Ao final da exposição haverá uma loja oficial onde pode comprar itens relacionados à F1.

As portas abrem de terça a quinta e domingo: das 10h às 20h. A última entrada é às 18h30.
Sexta e sábado: das 10h00 às 21h00. Última entrada às 19h30.

Os bilhetes para a F1 Exhibition podem ser através da página oficial da exposição. Os preços variam consoante o tipo de bilhete (geral ou flexível) e a disponibilidade no horário/dia escolhido, mas o valor de referência por pessoa é de 27 €.
O pack Família (2 adultos + 2 crianças) fica por 19,50€ por pessoa.