Publicidade Continue a leitura a seguir

A forma como segura o volante diz isto sobre si

Publicidade Continue a leitura a seguir

Só há uma forma correta de posicionar as mãos no volante do carro, mas todas podem revelar traços da personalidade de quem conduz.

 

A localização das mãos sobre o volante também é fundamental para assegurar posição correta de condução. Dizem as regras que, tomando como referência os ponteiros do relógio, as mãos devem agarrar o volante nos pontos correspondentes às 10h10, com o ângulo formado pela interceção dos planos dos braços e do volante a rondar os 90 graus.

O objetivo primordial é garantir amplos movimentos de braços (em caso de travagens bruscas, em oposição às forças da inércia) e de mãos (para controlo de eventuais derrapagens em curva, provocadas por fortes acelerações centrífugas)

Todas as outras formas de agarrar o volante são erradas e, segundo os britânicos da Select Car Leasing, revelam traços da personalidade de quem conduz.

«A posição de condução reflete muito do seu estado de espírito e personalidade», explica Lohani Noor, psicoterapeuta responsável pelo estudo promovido pelo portal de compra de veículos do Reino Unido.

“Se está apressado ou stressado é natural que conduz com as duas mãos no volante e de ombros levantados. Este também pode ser o caso se é do tipo antissocial. Se é uma pessoa mais descontraída, é mais provável que conduz só com uma mão apoiada ao centro do volante”, acrescentou.

Confira se encaixa nalguns dos perfis abaixo:

1 – O perfeccionista

Mãos às 10h:10m. Foi assim que aprendeu na escola de condução, ensinamento que leva para a vida.

2 – O minimalista

Mão direita no aro inferior do volante. Só o mínimo indispensável para manter a carro na estrada. Gosta de manter as coisas simples, descomplicadas. Também nas suas relações pessoas. Não é uma pessoa efusiva e os seus amigos verdadeiros contam-se pelos dedos da mão que tem livre.

3 – O patrão

As duas mãos no aro inferior do volante. Estar ao comando é algo natural para si. Tem qualidades de liderança inatas e assertividade é o seu nome do meio. É alguém confiante e a quem os outros recorrem para orientações. Encontrar a cara-metade não será uma tarefa fácil, mas valerá a pena.

4 – O solidário

Mãos no aro inferior do volante, mas com as palmas viradas para cima. Quem conduz assim é amigo do amigo, preocupado com a família e orgulhoso das suas conquistas pessoais. Excelente ouvinte, o que significa que está no topo da lista a quem os amigos ligam para um conselho. Ao contrário do ‘patrão’, você vive para controlar.

5 – O tipo ‘cool’

Uma mão no aro superior basta. Quem conduz assim (mal!) é uma pessoa descontraída, talvez demais. Tem dificuldade em levar a vida muito a sério. Nos momentos mais complicados releva-se positivo e otimista.

6 – O aventureiro

Conduz só com uma pousada no centro do volante. A posição é típica de alguém que vive no limite e sem medo de arriscar. É impulsivo. Nas relações, lança-se de cabeça. Vive a vida ao máximo e os seus amigos admiram-no por isso.