O Jimny, um dos modelos mais carismáticos da Suzuki, cumpre este ano o seu 55º aniversário, introduzindo aquando do seu lançamento a filosofia de todo-o-terrenos compactos que se mantém até hoje.

A Suzuki começou a desenvolver em 1968 o primeiro protótipo do que hoje conhecemos como Suzuki Jimny, ambicionando oferecer um modelo compacto, simples de manter e com elevadíssima robustez que lhe permitiria chegar a locais de difícil acesso. O desenvolvimento deste modelo acabou por ser ajudado pela aquisição por parte da Suzuki de uma outra fabricante japonesa, a Hope Motor Company, que faliu enquanto desenvolvia o seu próprio todo-o-terreno compacto.

Unindo a sua própria experiência à dos ensinamentos retirados com a aquisição da Hope, não tardou muito até que o Jimny chegasse ao mercado. A primeira geração foi fabricada entre 1971 e 1980, cumprindo com os regulamentos japoneses dos ‘kei cars’, modelos extremamente compactos e de baixa cilindrada.

O LJ10 Jimny (Light Jeep 10) tinha uma carroçaria estreita, com teto e portas removíveis. No seu interior tinha três assentos, mais um espaço para o pneu suplente, que não podia sobressair da carroçaria para manter o comprimento total abaixo dos três metros e poder ser homologado como ‘kei car’ no Japão.

Assim nasceu o primeiro veículo de tração integral (4WD) da Suzuki, que também se tornou no primeiro todo-o-terreno de tamanho ‘mini’, contrariando as normas que ditavam que todos os TT tinham de ser grandes.

O conceito básico começou a ser apurado e em 1972 o LJ20 foi lançado com um motor mais potente refrigerado a líquido e com a frente redesenhada. Outras duas grandes novidades foram a versão de teto fechado (hardtop) e as primeiras unidades com volante à esquerda para exportação. Para demonstrar sua capacidade e robustez, um Jimny LJ20 participou na mítica Baja 1000, terminando intacto após 34 horas de competição todo-o-terreno.

Este automóvel pioneiro foi vendido em 109 países, entre o LJ10 e as suas evoluções posteriores, o LJ20, LJ50 e LJ80. Em 1977 foi lançada a última evolução da série LJ, o Jimny 8 (LJ80 para exportação), com motor a quatro tempos de 800 cc, interior redesenhado e uma terceira carroçaria em forma de pick-up. A série LJ continuou a ser produzida até à chegada da Série SJ 410 de 1981.

O motor inicial de 360 cc, dois tempos, refrigerado a ar, possuía 25 CV, capazes de movimentar com relativa agilidade um automóvel que pesava apenas 600 kg. O LJ10 contava com eixos rígidos e uma caixa de transferências com redutoras, elementos que o Jimny mantém até hoje e que reafirmam a sua reconhecida capacidade todo-o-terreno. Esta combinação de leveza, dimensões e tecnologia 4×4 é a fórmula vencedora de todas as gerações do Jimny quando se trata de escalar fortes pendentes, avançar na lama ou entrar nos trilhos mais difíceis.

Desde a sua criação, o Jimny tem sido um ícone de design e uma obra-prima da tecnologia Suzuki 4×4. Já foram produzidas mais de três milhões de unidades (das quais 215.803 unidades, na fábrica espanhola de Linares), de um modelo que ao longo das suas gerações surpreendeu todos com as suas impressionantes capacidades todo-o-terreno e a sua mítica robustez.

A geração atual, lançada em 2018, modernizou as linhas e o interior, mas manteve o conceito de baixo peso, tração integral e elevadíssima capacidade motriz, mas os regulamentos de emissões da Europa viriam a obrigar a Suzuki a retirar o Jimny do mercado como veículo de passageiros, para regressar em 2022 como modelo comercial, beneficiando assim de uma maior permissividade ao nível das normas de emissões de CO2. Com uma tradição e um legado tão grande, o Jimny não deverã ‘cair’ no futuro, sendo um dos ‘alvos’ a converter para a eletrificação.

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