A nova Fiat já tem modelos na agenda

31/01/2021

500 com cinco portas, o novo Panda e um SUV de segmento B são prioritários na estratégia da Fiat ‘pós-fusão’.

Confirmada a fusão entre os Grupos PSA (Peugeot S.A.) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles), para criar um dos maiores grupos automóveis mundiais, o Stellantis N.V., com o português Carlos Tavares na direção, avançam os projetos de recuperação da Lancia como marca ‘premium’ e de restruturação das gamas de Jeep, Alfa Romeo e Fiat, já com três novidades importante em agenda.

De acordo com os italianos da Quattroruote, a Fiat prepara o regresso em força ao segmento B, primeiro com um crossover de cerca de 4 metros de comprimento, a lançar no segundo semestre de 2022. Este compacto será produzido na Polónia sobre a plataforma multi-energia do Peugeot 208/2008 que permite recorrer a motores térmicos e elétrico, reforço importante para acelerar a transição energética no seio da marca de Turim.

Outra prioridade no programa de lançamentos do emblema italiano, também na importante categoria dos utilitários, será a estreante versão de cinco portas do 500, esperado para meados 2022, faltando apenas confirmar se recorrendo à mesma plataforma da geração nova do citadino retro, ou a uma base rolante de origem PSA.

A Fiat ainda não divulgou qualquer informação a este respeito, sabendo-se que o novo elemento da família 500 será produzido em Mirafiori, em Itália, que deve acolher também a versão de produção do protótipo Centoventi, previsivelmente dando formas a uma nova geração do icónico Panda, completando tridente de ataque ao segmento B.