A partir do verão será mais difícil chegar às estrelas do EuroNCAP

22/05/2020

Entre as novidades, barreira móvel nos testes de colisão a 50 km/h
Testes mais exigentes, com novos embates frontais e laterais e critérios próprios para destacar a performance das tecnologias de assistência a condução, são algumas das novidades no protocolo de avaliação do EuroNcap.

 

O EuroNcap está a preparar-se para endurecer os seus critérios de avaliação. O organismo independente de referência na Europa para a segurança automóvel irá introduzir novos métodos e testes mais exigentes no protocolo de classificação nos ensaios de colisão aos novos modelos no mercado.

De acordo com Matthew Avery, membro do conselho de administração, o conjunto de alterações previsto reflete “a maior mudança nos protocolos de ensaios de colisão da EuroNCAP numa década”, que é o mesmo que dizer que cada estrela será a partir de agora mais difícil de alcançar.

Entre as novidades, a introdução de uma barreira móvel deformável, o “Mobile-offset Progressive Deformable Barrier”, em vez de uma estrutura imóvel nos testes de colisão, de forma a garantir resultados mais realistas e aproximados aos dos acidentes em condições reais de trânsito. Nos impactos laterais vai passar a avaliar-se o nível de interação entre condutor e passageiro, avaliação que colocará em destaque a performance de equipamentos como os novos airbags centrais.

Aquela entidade para a segurança rodoviária também irá dispor de um ‘dummie’ de última geração, o Thor, que está desenvolvido para representar de forma mais fiel o ser humano e permitir detetar a ocorrência de ferimentos noutra zonas do corpo. Havendo ainda um novo protocolo de avaliação para as tecnologias de assistência à condução, dos sistemas de travagem de emergência automática e da eficácia dos dispositivos de segurança do veículo após o embate.

Conheça no vídeo o novo protocolo de testes: