No ano passado, o estatuto de ‘best-seller’ foi reclamado pelo Tesla Model 3, com um total de 141.221 unidades entregues no Velho Continente, seguido do Renault Zoe, o utilitário que em 2020 conquistou o título de veículo elétrico mais vendido na Europa.
Mas, na primeira metade de 2022, registaram-se ‘mexidas’ no topo das tabelas de vendas:
- Dacia Spring (22.755 unidades)
A Dacia propôs-se a um desafio ambicioso: conceber um veículo de baixo custo capaz de ajudar a democratizar a mobilidade elétrica. A equação tende a não ser fácil, pois os custos de produção e das baterias elétricas ainda não estão a par do que se espera num modelo de combustão, mas o Spring é um exemplo de uma tarefa bem-sucedida sem exageros e com a habitual robustez da marca romena. É o automóvel elétrico mais barato à venda em Portugal e o 10.º mais vendido na Europa.
- Hyundai Kauai EV (23.969 unidades)
O Kauai é um crossover com ambições de SUV, cujo tamanho está entre os maiores do segmento “B”. Sofreu um restyling recente e o design diferenciador do exterior está agora mais apurado. A versão de acesso à gama tem um motor de 100 kW (136 cv), tração dianteira e uma bateria de 39 kWh, o que, segundo a marca permite uma autonomia de 305 km (WLTP).
- Kia e-Niro (23.981 unidades)
- Renault Zoe (24.502 unidades)
Desde o lançamento, em 2012, o Renault Zoe está no topo das fileiras de vendas de veículos elétricos na Europa. Possui dois níveis de potência (110 e 135 CV) e dois módulos de baterias diferentes (40 e 50 kWh), com uma autonomia de até 390 quilómetros entre carregamentos.
- Peugeot e-208 (26.602 unidades)
Não sendo o modelo com números de autonomia mais convincentes, a performance comercial do 208 elétrico impressiona. O motor com 136 CV de potência é alimentado por bateria com 50 kWh de capacidade, para até 362 quilómetros livres de emissões.
- Skoda Enyaq (26.908 unidades)
O primeiro elétrico da marca checa do Grupo VW está a conseguir impor-se pela fórmula de racionalidade: habitabilidade acima da média, equipamento de conforto e de apoio à condução com autonomia de até 520 quilómetros sem parar para carregar baterias.
- Volkswagen ID.4 (28.669 unidades)
O Volkswagen ID.4 está à frente de Q4 e-tron e Enyaq, automóveis com que partilha a plataforma MEB, a maioria dos componentes e motores. Com a bateria de maior capacidade (77 kWh), está disponível com potências de 174, 204 ou 299 CV, anunciando até 514 quilómetros entre recargas.
- Fiat 500 (38.213 unidades)
- Tesla Model 3 (40.679 unidades)
O Tesla Model 3 perdeu a liderança para o modelo na gama com o formato da moda, mas mantém credenciais mais impressionantes que o SUV. Entre elas, um valor de autonomia referencial de 602 quilómetros entre carregamentos.
- Tesla Model Y (47.003 unidades)
O carro elétrico mais vendido na Europa é o Tesla Model Y, SUV com capacidade para arrumar até sete ocupantes no seu habitáculo, podendo percorrer até 533 quilómetros com uma carga na versão Long Range, enquanto a variante Performance anuncia 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
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