A polícia já aconselha este pequeno gadget para proteger o carro

06/05/2023

O AirTag da Apple serve para localizar objetos perdidos, mas a polícia norte-americana quer usar o gadget também na resolução de roubos.

Pode equipar o seu automóvel com aparelhos que permitem reduzir as probabilidades de o seu carro ser assaltado ou arrombado, dos quais se destacam dois sistemas de segurança: os alarmes perimétricos (movimento) e os sistemas de deteção. Um bom alarme automóvel dispara quando alguém (ou algum objeto) invade ou apenas embate na viatura. Os melhores sistemas de alarme são os que possuem sensores nas portas, nos vidros e no capot. Ao serem ativados impedem ainda que o veículo inicie a marcha, imobilizando o motor.

Além dos alarmes, existem os sistemas de deteção por GPS. Não impedem o roubo de um automóvel, mas permitem detetar a sua localização. À semelhança do sistema de navegação, funciona através de coordenadas que indicam onde o carro se encontra em determinado momento. É o melhor método para tentar recuperar o veículo incólume.

O que a Apple conseguiu fazer com o seu AirTag foi uma alternativa muito mais simples e acessível a qualquer um dos equipamentos que referimos. Como?

O pequeno gadget da Apple é um dispositivo de localização que usa os iPhones e outros dispositivos de milhões de clientes da marca da maçã em todo o mundo para triangular o local onde se encontra um objeto perdido com um AirTag instalado. E que pode perfeitamente servir também para localizar, seguir e recuperar um carro roubado. Esta é a versão oficial da polícia de Nova Iorque, que está a sugerir aos automobilistas que adquiram e usem este dispositivo.

As autoridades dizem que os cidadãos devem esconder um AirTag nos seus carros para ajudar na resolução de roubos.

“O século XXI exige um policiamento do século XXI. Os AirTags no vosso carro vão ajudar-nos a recuperar o vosso veículo se for roubado. Utilizaremos os nossos drones, a nossa tecnologia StarChase e o bom e velho trabalho policial para recuperar em segurança o seu carro roubado. Ajude-nos a ajudá-lo, obtenha um AirTag”, pode ler-se numa mensagem partilhada pela polícia via Twitter.

O AirTag da Apple está disponível em Portugal desde 39 €.

Como funciona?

De acordo com a marca, o dispositivo envia um sinal Bluetooth seguro que pode ser detetado pelos dispositivos da rede Encontrar que estão por perto. Estes dispositivos enviam a localização do AirTag para o iCloud. Só precisa de abrir a app Encontrar e ver o objeto perdido no mapa.

Pode colocar o AirTag no modo Perdido para receber uma notificação automática assim que for detetado pela rede, tal como acontece com outros dispositivos Apple. Ou configure o AirTag para partilhar os seus dados de contacto com quem o encontrar. A pessoa só precisa de tocar nele com um smartphone de tecnologia NFC, a mesma que permite pagamentos com telemóvel.

É seguro?

A localização do AirTag só é conhecida por si e as informações e o histórico não ficam guardados. “Os dispositivos que comunicam a sua posição também permanecem anónimos e os dados são totalmente encriptados. Nem a Apple conhece o local onde está o seu AirTag ou a identidade do dispositivo que ajuda a encontrá-lo.”, garante a empresa.