A Renault está a oferecer elétricos em França

24/07/2020

A quem não agradaria a ideia de ter estacionado à porta de casa um automóvel para satisfazer as nossas necessidades de deslocação, sem ter de pagar nada por ele? Pois, é exatamente o que acontece em Appy, uma pequena aldeia nos Pirenéus, com apenas 25 habitantes, que a Renault decidiu presentear com 11 unidades do elétrico Zoe.

A iniciativa, programada para os próximos três anos, prevê também a oferta de todos os equipamentos necessários à utilização do modelo, incluindo a instalação de uma wallbox por cada casa com um Renault Zoe e instalará e um ponto de carregamento publico na aldeia. Os habitantes de Appy, que passarão a deslocar-se em carro novo, terão apenas de pagar a eletricidade para o abastecimento do mesmo.

De acordo com a marca do losango, a iniciativa visa romper com um dos estigmas associados ao veículo elétrico, tentando demonstrar que a tecnologia não tem de ser exclusiva dos grandes centros urbanos.

Embaixadores da eletromobilidade

Para provar que o automóvel elétrico é uma alternativa ecológica e perfeitamente exequível também no meio rural, a Renault escolheu a pequena aldeia escondida a 930 metros de altitude, umas das mais remotas em França, situada a sul de Toulouse e a cerca de 50 km de Andorra.

“Se os habitantes de Appy, que vivem numa das povoações mais afastadas de todas as comodidades, adotam a mobilidade elétrica, então está ao alcance de todos!”, explica fonte da marca francesa. “Os habitantes de Appy são embaixadores improváveis da causa, demonstrando que a passagem para o carro elétrico é algo simples que não traz complicação para o dia-a-dia de cada um”.

O Renault Zoe conta com sistema de propulsão elétrico nas versões de 107 ou 134 cv de potência, associado a uma bateria de 52 kWh de capacidade, anunciando autonomia para até 395 quilómetros no ciclo WLTP, com capacidade para recuperar até 150 quilómetros em apenas 30 minutos de carga.