A zona de Portugal onde é mais provável ter um acidente pode ser uma surpresa

29/03/2023

De acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, é em Faro que a probabilidade de ser uma vítima de um acidente de viação é maior.

Em termos demográficos, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, Lisboa é a região mais populosa do país, com 547 mil habitantes – mais do que Sintra (385 mil), Vila Nova de Gaia (304) ou Porto (231). E também aquela que associamos mais facilmente à ideia de trânsito intenso e particularmente fértil em ocorrências. Os números comprovam-no: Lisboa foi a região com mais acidentes de viação entre janeiro e setembro de 2022. Porém, não é nas estradas da capital que a probabilidade de sofrer um percalço ao volante é mais alta.

De acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, que compara o número de acidentes divulgado pela Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ASNR) e o número de habitantes em cada região, é em Faro que a probabilidade de ser uma vítima de um acidente de viação é maior.

Segundo a estatística, naquela região do Algarve registaram-se 434 vítimas provocadas em acidentes rodoviários por cada 100 mil habitantes, enquanto em Lisboa (16.ª na lista) essa média desce para 334 vítimas/100 mil habitantes. Porto é 12.ª com uma média de 356 casos.