Publicidade Continue a leitura a seguir

Abastecer sem sair do carro. Robô já faz todo o serviço sozinho

Publicidade Continue a leitura a seguir

A invenção da bomba de gasolina data de 1917, quando a empresa SF Bowser & Co. Apresentou pela primeira vez o sistema que tornou viável fazer viagens mais longas sem fazer desvios à procura de algum lugar que vendesse combustível.

Mais de um século depois, ainda são indispensáveis aos automobilistas, que perderam algum conforto à medida que progresso foi tornando todo o processo mais automático e, com isso, ditou praticamente o desaparecimento dos funcionários que tornavam possível abastecer sem termos de sair do carro.

Ora, e se lhe dissermos que esse método pode regressar em breve. Na Finlândia, onde as temperaturas nos dias de muito frio não convidam a sair do carro nem para meter gasolina, há robôs que fazem o serviço sozinhos.

O sistema desenvolvido pela empresa dinamarquesa Autofuel está ainda em fase de testes em várias estações de serviço, podendo ser adaptado nas bombas tradicionais ou em postos de recarga de veículos elétricos.

Para usufruir do serviço, os condutores devem primeiro proceder à subscrição do mesmo, fornecendo os dados da viatura, o tipo de combustível ou energia e todas as informações sobre o método de pagamento, além de que necessita de instalar uma tampa especial compatível com o braço robótico que acede ao depósito.

Veja como funciona no vídeo abaixo: