Os ingleses da AC Cars vão trazer de volta o lendário roadster, com o formato do original da década de 60 e a estreia de versão 100% elétrica.

O AC Cobra é automóvel de culto que tem sido modernizado e produzido em séries muito exclusivas, com chassis ultraleve e potente motor V8. Mas a AC Cars, reputado preparador britânico a quem Carroll Shelby recorreu para a produção de uma versão do modelo original, decidiu reviver este icónico roadster, com uma edição especial que recupera as linhas clássicas do carro de 1962, sobre base técnica moderna. À escolha, duas motorizações, uma a gasolina e outra 100% elétrica.

Na versão equipada com mecânica a gasolina, o V8 que era imagem de marca do modelo dá lugar ao motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros em linha e a debitar 350 cv de potência e 440 Nm de binário. É o mesmo motor utilizado na geração atual Ford Mustang, a permitir levar o AC Cobra de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.

A maior novidade, porém, reside na possibilidade de poder equipar-se o roadster com motor elétrico capaz de produzir 312 cv de potência e 250 Nm de binário, podendo duplicar este valor momentaneamente. De acordo com o fabricante, o modelo não ultrapassa os 1250 kg de peso, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. As baterias de 54 kWh permitem autonomia para cerca de 240 km livres de emissões.

Esta reedição do AC Cobra original será produzida em edição limitada, celebrando os 58 anos do arranque da produção do modelo no Velho Continente. Assim, estarão disponíveis para comercialização 58 exemplares de cada uma das versões, com preços entre os 90 mil euros da versão a gasolina e os 150 mil euros pedidos pelo elétrico.