A Suzuki acaba de anunciar um novo modelo para a sua gama, tratando-se de mais um SUV e se isso já não é novidade, assume destaque o facto de ser o primeiro resultado da parceria com a Toyota. Trata-se, assim, de um SUV robusto e desportivo com sistema híbrido Plug-in e tração integral eletrónica E-Four. As vendas na Europa iniciam-se no outono de 2020.

O desenho do novo Suzuki procura surpreender pelo ar mais agressivo do que a grande parte dos modelos da marca que este ano comemora o seu centésimo aniversário. Demonstrando robustez típica dos SUV, este modelo que partilha muitos dos componentes com o Toyota RAV4 Hybrid Plug-in consegue assim destacar-se na gama de modelos da Suzuki.

As jantes de grandes dimensões são imagens de marca, destacando-se ainda pela grelha dianteira de grandes dimensões e desportiva e um para-choques com uma guarnição inferior cromada que deixa transparecer uma ideia de robustez fora do asfalto. Outros elementos chave do design exterior são os faróis LED com um projetor bi-LED (combinam luzes de médios e máximos), as luzes de iluminação diurna DRL e jantes de liga leve de 19 polegadas em preto brilhante e polidas.

O Across estará disponível em seis cores: Branco Cristal Pérola, Prata Metalizado, Preto Mica, Vermelho Mica, Cinza Metalizado e Azul Dark Mica.

Interior evoluído

O interior foi concebido com ideias de conforto, luxo e confiança durante a condução, com a Suzuki a destacar “o revestimento dos bancos e os detalhes interiores do veículo, de qualidade e bem rematados”, complementados com materiais macios. Tecnologicamente, vem equipado com um ecrã tátil de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay para iPhone, Android Auto e MirrorLink.

Embora o habitáculo tenha sido desenhado para oferecer muito espaço na primeira e segunda linha de assentos, o Across apresenta uma bagageira com 490 litros, tendo na parte direita da bagageira uma tomada elétrica e uma tomada de corrente.

Sistema híbrido de alta capacidade

O sistema híbrido Plug-in do Across visa proporcionar uma elevada economia de consumo e suavidade de condução, com emissões de CO2 de apenas 22g/km. No coração do sistema híbrido Plug-in encontra-se um motor elétrico dianteiro que possui um binário vigoroso a baixas velocidades e que se combina com um motor de 2.5 litros (Dynamic Force da Toyota) para conseguir uma rápida aceleração a velocidades mais elevadas. Com uma potência máxima de 134 KW (182 CV) e 270 Nm de binário, o motor elétrico obtém a energia a partir de uma bateria de iões de lítio com 18.1 kWh (50.9Ah) de capacidade colocada na parte de baixo do veículo.

O motor Dynamic Force funciona como um carregador da bateria e auxilia o motor elétrico durante a condução em velocidades mais elevadas, quando necessário. Possui um grande diâmetro por curso e uma elevada taxa de compressão, com distribuição de combustível de injeção dupla, que variam de acordo com as condições de condução, de forma a aumentar a potência e eficiência de consumo ao mesmo tempo que se reduzem as emissões.

O sistema Plug-in Hybrid permite quatro modos de condução, com o modo Elétrico (EV) por defeito, o modo Auto EV/HV, modo Híbrido (HV) e o modo carregador de bateria que o condutor pode selecionar dependendo das condições de condução e do estado da bateria.

No modo EV o veículo funciona unicamente com a potência do motor elétrico inclusive nas acelerações mais altas. Quando se circula em modos Auto EV/HV e HV, o motor ajuda a entregar potência sempre que necessário, como por exemplo quando se pisa com força o acelerador. O modo carregador de bateria move o motor para recarregar a bateria e acumular eletricidade.

O funcionamento do sistema híbrido deste Across permite ainda a adoção de tecnologia de tração integral eletrónica denominado E-Four, graças a um motor traseiro independente de 40 kW (54 CV) que trabalha em combinação com o sistema dianteiro para variar a repartição do binário dianteiro/traseiro num intervalo de 100/0 a 20/80. As vantagens deste sistema incluem uma melhor estabilidade durante a saída de superfícies deslizantes como seja em estradas com neve, e uma condução mais segura ao realizar trajetos em distintos tipos de superfícies, mas com reflexo nulo na eficiência de combustível.

Cabe ao sistema AWD Integrated Management (AIM) gerir as condições de condução, controlando não apenas a distribuição da potência de condução como também o acelerador eletrónico, a programação da caixa de velocidades, a ação da direção assistida elétrica (ESP) e a travagem.

Tira partido ainda do Modo Trail, elemento automático de controlo do diferencial que assegura uma melhor tração e o maior controlo possível na condução em superfícies deslizantes. O sistema funciona aplicando os travões nas rodas que perdem aderência e redirecionando o binário para as rodas que mantem tração. Também ajusta o rendimento do acelerador e a caixa de velocidades para manter o veículo em movimento.

Segurança e tecnologia

O novo Suzuki Across virá equipado com os mais recentes elementos de segurança inteligente, como o sistema de pré-colisão (PCS), o sistema de manutenção de trajetória (LTA) e o controlo de velocidade dinâmico (DRCC). Outros sistemas disponíveis são os de Reconhecimento de sinais de trânsito – Road Sign Assist (RSA), Detetor de ângulo morto – Blind Spot Monitor (BSM), Alerta de tráfego posterior- Rear Crossing Traffic Alert (RCTA) e o sistema de chamadas de emergência e-Call.

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