ActiveSphere é o quarto concept da gama Sphere da Audi

29/01/2023

A Audi volta a surpreender os fãs do mundo automóvel com o quarto protótipo eléctrico da linha Sphere. O ActiveSphere assume-se como um crossover coupé futurista com perfil desportivo, apontado à aventura fora de estrada com a máxima liberdade.

Essa ideia passa logo pelas suas múltiplas funcionalidades, tendo como cartão-de-visita a sua transformação numa pick-up 4×4.
A visão futurista que os estilistas quiseram imprimir está bem vincada nas suas linhas, ao misturar a estética de uma berlina com o perfil de uma pick-up.

Baseado na plataforma modular PPE, não é um carro nada pequeno, como se depreende pelos seus 4,98 metros de comprimento.
A largura atinge os 2,07 metros, em contraste com os 1,60 metros de altura, para uma distância entre eixos que chega aos 2,97 metros.

O habitáculo é circundado por uma larga superfície envidraçada, incluindo o teto. A dianteira é distinguida pela grelha Singleframe transparente e pelas ópticas micro-LED afiladas, que mudam a assinatura luminosa segundo o terreno que o coupé pisa.
As quatro portas são de abertura antagónica, mercê da ausência do pilar central, enquanto o tejadilho muito descendente privilegia a aerodinâmica desportiva.


O espírito off-road é marcado pelas enormes jantes de 22 polegadas, a reforçarem a altura variável ao solo de 208 mm.
E, de acordo com as circunstâncias de condução, essa distância pode aumentar ou diminuir 40 mm graças à suspensão pneumática ativa.
Inovador nas rodas é disporem de pequenos segmentos móveis que se abrem para melhorarem o arrefecimento dos travões numa condução fora de estrada. Quando a terra é trocada pelo alcatrão, essas peças voltam a fechar-se para otimizar a aerodinâmica.