M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Tesla poderá ter sido alvo de sabotagem perpetrada por um dos seus empregados. De acordo com um e-mail enviado por Elon Musk a todo o pessoal da fábrica, um empregado entrou de forma não autorizada na unidade de sistemas operativos e terá enviado dados secretos a pessoas exteriores à empresa. De acordo com o memorando enviado por e-mail, esta invasão foi uma “sabotagem extensa e danosa”.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este empregado da Tesla terá feito este ato em retaliação a ser recusado para uma promoção. A investigação está a ser feita internamente, e a polícia local não recebeu qualquer queixa-crime do construtor automóvel. Musk está interessado em descobrir se o alegado criminoso estava a atuar sozinho, em conjunto com empregados, ou ligado a um grupo exterior. Este roubo de dados vem no seguimento de um incêndio que interrompeu a linha de montagem durante várias horas. A Tesla poderá vir a ser alvo de outras atividades do género, depois de ter anunciado que ia despedir 3000 empregados, uma redução de nove por cento do pessoal.

Elon Musk falou de vários interessados interessados neste tipo de sabotagem, que querem ver a Tesla falhar, incluindo especuladores da bolsa, membros da indústria de combustíveis e outros construtores automóveis. O responsável máximo da companhia americana foi especialmente duro com estes, afirmando que “se estão tão dispostos a falsificar emissões de poluentes, talvez sejam capazes de fazer batota de outras maneiras”.

A Tesla voltou a cair 2,3 por cento na bolsa de valores, depois de sete dias consecutivos a subir. O construtor de automóveis elétricos teve uma capitalização de 19 mil milhões de dólares (16,5 mil milhões de euros) no último mês, com muitas expectativas de lucro para os investidores baseadas no cumprimento das metas de produção. O Tesla Model 3, o modelo mais ambicioso da marca em termos de apelo ao público generalista, terá que atingir o objetivo de 5000 unidades produzidas por semana até ao final deste mês.