M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os Estados Unidos não estão a criar qualquer plano de contingência para a substituição de trabalho humano para a automação. Steven Mnuchin, atual Secretário do Tesouro na administração presidencial de Donald Trump, revelou não ter qualquer preocupação com a chegada iminente da automação, acreditando que esta só irá acontecer a longo prazo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Entrevistado no programa News Shapers do canal online Axios, Mnuchin passou a maior parte do tempo a responder com generalidades sobre as políticas governamentais, mas uma resposta sobre automação acabou por ser específica. O membro do Governo americano admitiu que “a automação não está no nosso radar. Acho que vai demorar 50 a 100 anos a chegar. Não estou preocupado com isso, aliás, estou otimista”.

No entanto, investigadores na área da economia admitem que a automação está mais próxima do que se espera. Um estudo do Instituto McKinsey aponta para que 51% da atividade económica em países industrializados possa ser feita por inteligências artificiais até 2055, e talvez até 20 anos mais cedo, dependendo da velocidade da evolução destes sistemas.

Neste cenário, desemprego iria afetar metade da população ativa, o que seria completamente insustentável do ponto de vista social. Alguns países estão a trabalhar em alternativas, de modo a criar um “rendimento universal básico”, mas os Estados Unidos são tradicionalmente resistentes a estas medidas.