A Sony Honda Mobility, joint-venture criada a partir da união de esforços entre a Sony e a Honda, revelou a nova marca AFEELA pela qual serão lançados aqueles produtos, bem como um novo protótipo de uma berlina 100% elétrica que promete ser uma nova realidade na “relação entre pessoas e a mobilidade”.

A união entre duas das marcas japonesas mais experientes nas áreas da mobilidade e da tecnologia permite que cada uma desempenhe um papel importante no desenvolvimento daquele que é o novo protótipo que não esconde a sua apetência pela alta tecnologia, vindo equipado com um total de 45 câmaras e sensores, tem como um poder computacional de 800 TOPS para a centralina eletrónica de controlo.

Na mesma demanda pela mobilidade inteligente, o modelo de produção, que terá por base o concept agora revelado, irá contar com uma arquitetura eletrónica Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm Technologies, que servirá de base para a implementação de funcionalidades de assistência à segurança, interação Homem-Máquina e telemática.

Por outro lado, ainda no aspeto tecnológico, combina a vertente do entretenimento com a do mundo virtual, graças também a uma parceria com a Epic Games para a criação de novas mais-valias no entretenimento.

A designação AFEELA para a nova marca resulta da aproximação ao termo ‘Feel’, sentir, em inglês, naquela que pretende ser uma nova abordagem à mobilidade e à utilização de tecnologias de conectividade e de rede.

Exteriormente, as linhas muito limpas e a aerodinâmica muito apurada denotam a preocupação para com a eficiência e redução dos consumos, não faltando uma curiosa ‘barra de média’ na dianteira que permite ao veículo interagir com as restantes pessoas ao apresentar nela algumas informações ou imagens.

O interior do protótipo agora revelado é minimalista, mas com um enorme ecrã que cobre a totalidade do tablier, dividindo-se em diferentes áreas de visualização e de interação.

A panóplia de câmaras e sensores permitirá ao modelo contar com condução autónoma de Nível 3 em determinadas circunstâncias e assistência de Nível 2+ em mais situações, como em condução urbana, enquanto o sistema de infoentretenimento e de interação com o veículo, incluindo funcionalidades do veículo, poderão ser atualizadas remotamente. A tecnologia de realidade aumentada e a interconexão entre os mundos real e virtual prometem ser desenvolvidos com o auxílio da Epic Games.

O modelo de produção em série irá iniciar as suas vendas no final de 2025, com as entregas previstas na América do Norte a partir da primavera de 2026.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.