M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando as marcas escolhem os seus símbolos, pretendem dar a conhecer as suas origens ou popularizar uma ideia. O cavalo da Ferrari remonta à origem das equipas de corrida como “scuderias” (cavalariças) e da ligação do aviador de Modena, Francesco Baracca, à Cavalaria do exército italiano. O leão da Peugeot significa força e os quatro anéis da Audi representa a união das quatro marcas que estão na sua formação. Mas há outros logótipos que não se percebem. O da Skoda, por exemplo, o que é? Uma borboleta, um pássaro? Não, é uma seta com asas, que voa sempre até ao alvo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O nome e o logótipo da Skoda são anteriores ao estabelecimento da Skoda como marca de automóveis. Aliás, quando foi fundada em 1895, a Skoda chamava-se Laurin & Klement e produzia bicicletas (passando rapidamente a motocicletas e automóveis), enquanto a Skoda era uma empresa industrial especializada em armamento. Ambas fundiram-se em 1925, permitindo a Skoda atingir um segmento de luxo com o apoio financeiro do conglomerado checoslovaco.

O logótipo, na sua forma original, ficou com a marca de automóveis depois do Pacto de Varsóvia, o que ajudou a marca a sobreviver, pois gozava de popularidade pelos seus veículos rápidos e luxuosos, mesmo no mercado ocidental. Depois dos anos 80 e 90, foi sendo evoluído à medida que os anos passados, mesmo depois da marca checa ter sido integrada no Grupo Volkswagen.

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