Aiways U6 conclui mais uma ronda de testes antes do lançamento

15/07/2022

A Aiways, marca de mobilidade pessoal sediada em Xangai, concluiu um ciclo fundamental e exigente de testes do seu próximo modelo, o SUV Coupé U6.

Após ensaios exaustivos em condições climáticas extremas, o novo modelo da Aiways foi mais recentemente submetido a rigorosas análises de resistência e desempenho, com foco no aperfeiçoamento das capacidades dinâmicas e na experiência de condução.
Cada uma das oito unidades envolvidas concluiu 240 dias de ensaios na pista de testes de Yancheng Zhongqi, que também é utilizada por outros fabricantes de equipamentos originais (OEM), tendo percorrido quase 400 mil quilómetros.

Os ensaios na pista de testes de Yancheng permitiram aos engenheiros da Aiways a otimização da durabilidade da estrutura, bem como do desempenho do grupo propulsor e do veículo em geral. Resistência estrutural, qualidade de montagem, fiabilidade, economia e potência, bem como o ruído, vibração e aspereza (Noise, Vibration and Harshness, NVH), foram outros elementos analisados.
Por outro lado, o SUV Coupé U6 foi submetido a mais de 150 ciclos de teste em diferentes condições de carga em estrada por forma a simular condições reais. Os engenheiros testaram as capacidades do veículo inclusive em condições de utilização indevida, tais como técnicas de condução incorretas, para garantir que o desempenho do U6 esteja sempre num nível elevado, independentemente de fatores exógenos.


O novo modelo da marca atingiu facilmente uma velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 160 km/h, acelerando dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos. O veículo está equipado com um servofreio de segunda geração da Bosch, o iBooster com sistema de controlo de travagem “ESP hev”, desenvolvido especificamente para veículos híbridos e elétricos. O iBooster de travagem eletromecânico independente do vácuo trabalha em combinação com o módulo “ESP hev” da Bosch para permitir uma acumulação mais rápida de pressão e permitir distâncias de travagem mais curtas.

O sistema inteligente ajuda a unidade de travagem a responder com uma rapidez três vezes superior à dos travões convencionais, além de garantir a máxima recuperação de energia. De acordo com os engenheiros da Aiways, a distância de travagem real do SUV Coupé U6 a partir dos 100 km/h é de 34,4 metros, fator importante para a segurança durante a condução a alta velocidade.
Ao longo do seu desenvolvimento, o SUV Coupé U6 da Aiways foi também testado fora das condições de pista, em situações de condução mais próximas da realidade, que abrangeram 55 diferentes tipos de piso ao longo de 1000 ciclos de teste.