Ajuda à compra de elétricos chega aos 4000 euros ou 6000 euros para comerciais

05/05/2023

Se está interessado em adquirir um carro elétrico este ano, pode começar desde já a candidatar-se ao Fundo Ambiental de forma a receber um incentivo que pode chegar aos 4000 euros, sempre para a compra de um automóvel que não ultrapasse os 62 500 euros.

Este valor já deverá incluir o IVA assim como todas as despesas associadas à aquisição da viatura, como acontece para todos os outros veículos. O despacho n.º 5126/2023, que aprova o regulamento de atribuição do incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas em 2023 foi esta quarta-feira publicado em Diário da República.

Leia também: Hyundai IONIQ 6 já está disponível para encomenda em Portugal

São elegíveis os veículos com contratos de compra e venda desde 1 de Janeiro, ou de locação financeira celebrados após aquela data com a duração mínima de 24 meses. Os 10 milhões de euros de incentivos definidos pelo Governo também incluem, com um apoio de 6.000 euros, a aquisição de ligeiros de mercadorias 100% eletrificados.

A aquisição de carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à rede Mobi.E é apoiada em 80% sobre o seu valor de compra, já com IVA, até 800 euros por unidade. Este incentivo corresponde a um carregador por cada lugar de estacionamento, ao qual pode acrescer 80% do valor da instalação elétrica a ele associada, até ao máximo de mil euros.

O regulamente estabelece ainda que o incentivo inclui o pagamento, pelo Fundo Ambiental, da Tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), por um período de 24 meses a contar da data de aprovação do incentivo.

Todas as candidaturas aos incentivos do Fundo Ambiental podem ser submetidas até 30 de Novembro.