Em plena crise pandémica, o gel desinfetante passou a integrar a lista de utensílios que devemos levar connosco para toda a parte, sobretudo em viagem, quando é mais difícil lavar as mãos com a frequência desejada. Mas será seguro guardar os pequenos frasquinhos com uma solução de álcool e acetona, líquidos altamente inflamáveis, no interior do carro? O risco aumenta com a exposição solar?

Os alertas subiram de tom depois da publicação de vários vídeos e fotos que se tornaram virais na Internet, com relatos que pretendem provam que o álcool-gel pode incendiar-se de forma espontânea no interior de veículo em dias de muito calor. Teoria que não tem a confirmação dos especialistas.

Apesar de tratar-se de um produto sinalizado com sinal de perigo para a presença de líquido e vapor facilmente inflamáveis, obrigando a cumprir as normas de utilização recomendadas na embalagem, não existe perigo real em manter o desinfetante para as mãos no porta-luvas do seu carro.

Jason McKnight, professor assistente clínico da Faculdade de Medicina, explica que a temperatura de autocombustão para o álcool etílico ou álcool isopropílico, os dois componentes mais comuns em desinfetantes para as mãos, ronda os 370ºC. O que significa que só acima desta temperatura, aquele produto poderia para pegar fogo sem a presença de chamas ou faíscas como fonte de ignição.

Um estudo realizado na Universidade do Estado de Arizona e da Universidade da Califórnia permitiu medir o tempo que um carro ao sol demora para atingir temperaturas extremas. E concluiu-se que, num dia quente, com temperaturas acima dos 28ºC, um carro deixado ao sol apresenta uma temperatura média de 46,6º C no seu interior ao fim de uma hora. Nos dias realmente quentes, pode chegar facilmente aos 60ºC. Mesmo assim muito distante do valor de referência indicado por McKnight.

De acordo com aquele especialista, o calor e a luz solar direta podem degradar alguns dos ingredientes do desinfetante para as mãos, tornando-o menos eficaz. E será esse o único perigo associado. É falso que o álcool-gel tenha a capacidade de pegar fogo espontaneamente se for deixado no interior de um carro, mesmo exposto a temperaturas extremas.