Alfa Romeo elétrica em 2027 com Giulia e mão cheia de SUV

07/04/2022

No âmbito da sua estratégia de expansão e de eletrificação, a Alfa Romeo definiu que, até 2027, só venderá modelos com emissões zero nos seus principais mercados, o que incluirá China, EUA e Europa.

Em termos de portefólio de produtos, a marca italiana apostará num Giulia 100% elétrico, algo confirmado por Jean-Philippe Imparato, CEO da marca italiana: “Não vamos abandonar o Giulia. Haverá um futuro Giulia e será um modelo puramente elétrico”.

O Alfa Romeo Giulia elétrico vai competir com o Tesla Model 3, com a versão Giulia Quadrifoglio a rivalizar com o Model 3 Performance. Irá ser desenvolvido a partir da plataforma do Grupo Stellantis, a STLA.

Em termos de datas, a ideia é que depois do restyling que o atual Giulia irá receber, a nova geração seja lançada em 2025, acreditando-se, desde logo no arranque, com a variante 100% elétrica disponível.

OUTROS MODELOS RIVAIS DO ALFA ROMEO GIULIA ELÉTRICO SERÃO O POLESTAR 2, O AUDI A4 E-TRON, O BMW I3 (SUBSTITUTO DO BMW I4, TAMBÉM PREVISTO PARA 2025) E O MERCEDES-BENZ EQC.

Outro dado interessante é que o Giulia irá tornar-se o único Alfa Romeo não SUV da gama: com a substituição do MiTo e do Giulietta em dúvida, o Giulia irá coexistir com o Brennero (SUV de segmento B a vender em 2024), Tonale (SUV de segmento C), Stelvio (SUV de segmento D) e Castello (SUV de segmento E).

O SUV Castello será, assim, o modelo emblemático do construtor italiano a lançar em 2027, de acordo com o que revelou Jean-Philippe Imparato.

Este SUV de maiores dimensões irá competir com o X5 da BMW.

Tonale com PHEV

Antes dos elétricos, a Alfa Romeo vai virar-se para os PHEV. O novo SUV Tonale, que chegará ao mercado português em junho, terá no último trimestre de 2022 a opção Plug-in.

Na apresentação estática feita à imprensa nacional, os representantes do fabricante explicaram que o plug-in será comercializado em dois níveis de equipamento de uma versão de 275 cv (transmissão automática e tração integral).

O Tonale PHEV tem por base um motor a gasolina 1.3 Turbo de 180 cv e um motor elétrico de 90 kW.

O veículo tem uma potência combinada de 275 cv e a bateria de iões de lítio é de 15,5 kWh/100 kW.

A autonomia em modo 100% elétrico deste Tonale PHEV em utilização urbana será superior a 80 km.

Neste momento, ainda não foram adiantados preços do Tonale Plug-in.