Em termos de portefólio de produtos, a marca italiana apostará num Giulia 100% elétrico, algo confirmado por Jean-Philippe Imparato, CEO da marca italiana: “Não vamos abandonar o Giulia. Haverá um futuro Giulia e será um modelo puramente elétrico”.
O Alfa Romeo Giulia elétrico vai competir com o Tesla Model 3, com a versão Giulia Quadrifoglio a rivalizar com o Model 3 Performance. Irá ser desenvolvido a partir da plataforma do Grupo Stellantis, a STLA.
Em termos de datas, a ideia é que depois do restyling que o atual Giulia irá receber, a nova geração seja lançada em 2025, acreditando-se, desde logo no arranque, com a variante 100% elétrica disponível.
Outro dado interessante é que o Giulia irá tornar-se o único Alfa Romeo não SUV da gama: com a substituição do MiTo e do Giulietta em dúvida, o Giulia irá coexistir com o Brennero (SUV de segmento B a vender em 2024), Tonale (SUV de segmento C), Stelvio (SUV de segmento D) e Castello (SUV de segmento E).OUTROS MODELOS RIVAIS DO ALFA ROMEO GIULIA ELÉTRICO SERÃO O POLESTAR 2, O AUDI A4 E-TRON, O BMW I3 (SUBSTITUTO DO BMW I4, TAMBÉM PREVISTO PARA 2025) E O MERCEDES-BENZ EQC.
O SUV Castello será, assim, o modelo emblemático do construtor italiano a lançar em 2027, de acordo com o que revelou Jean-Philippe Imparato.
Este SUV de maiores dimensões irá competir com o X5 da BMW.
Tonale com PHEV
Antes dos elétricos, a Alfa Romeo vai virar-se para os PHEV. O novo SUV Tonale, que chegará ao mercado português em junho, terá no último trimestre de 2022 a opção Plug-in.
Na apresentação estática feita à imprensa nacional, os representantes do fabricante explicaram que o plug-in será comercializado em dois níveis de equipamento de uma versão de 275 cv (transmissão automática e tração integral).
O veículo tem uma potência combinada de 275 cv e a bateria de iões de lítio é de 15,5 kWh/100 kW.
A autonomia em modo 100% elétrico deste Tonale PHEV em utilização urbana será superior a 80 km.
Neste momento, ainda não foram adiantados preços do Tonale Plug-in.