Alfa Romeo Tonale: Já pode comprar o primeiro automóvel com certificado NFT

29/03/2022

Seguindo a cultura de inovação da marca, o seu novo SUV é o primeiro automóvel cujo registo do historial recorre à tecnologia “blockchain” para a criação de um certificado NFT que o acompanha durante toda a sua vida útil, desde o momento da compra, e é impossível ser adulterado.

 

O novo Tonale já pode ser encomendado, e na versão de lançamento Special Edition, a marca aponta a mira à concorrência direta disponibilizando-o com um nível de equipamento muito atrativo, e um preço muito competitivo de 39.000 euros.

O irmão mais pequeno do Stelvio partilha a plataforma da Stellantis, que também é utilizada pelo Jeep Compass. No entanto, para além das motorizações, é a única coisa que os une, pois, a ambição do Alfa Romeo Tonale é a de ser o SUV desportivo mais dinâmico do mercado. O legado histórico serviu de inspiração, e no design foram utilizados elementos de modelos como SZ (Sprint Zagato) de 1989, ou até do 8 C (2900 B) de 1938.

Para se destacar no cada vez mais lotado segmento dos SUV compactos, o Tonale tem medidas generosas: 4,53 m de comprimento, 1,84m de largura e 1,60 de altura, que o tornam maior do que a concorrência. O seu interior é espaçoso, tanto nos bancos dianteiros de inspiração desportiva, como nos lugares traseiros a oferecerem espaço para três adultos, e pode mesmo tornar-se uma referência. Os acabamentos revelam uma escolha cuidada de materiais, e mais uma vez o design típico da Alfa Romeo verifica-se em detalhes como o logótipo cosido nos encostos de cabeça, ou no quadrante onde está painel de instrumentos digital com 12,3” com o formato a que a marca chama de cannocchiale (binóculos, em português). A digitalização não poderia deixar de estar presente e temos acesso ao infoentretenimento num ecrã de 10,25” com todas as funcionalidades esperadas, como Android Auto, Apple Car Play e ligação 4G para atualizações “over the air”. Podemos ainda contar com sistemas de ajuda à condução de nível 2, ou seja, na prática as mãos continuam a ter de estar no volante e o carro faz o resto sozinho. O caráter desportivo é confirmado pelos modos de condução DNA e pela escolha das suspensões McPherson à frente e multilink atrás, e amortecedores com Frequency Selective Damping que adotam um comportamento firme em condução desportiva e macio em ritmo normal.

 

Eficiência é a palavra de ordem no que às motorizações diz respeito, e a marca propõe motores a gasolina, gasóleo e PHEV, de forma a que cada cliente possa escolher o que para si faz sentido. Assim, é possível optar pelo motor 1.5 Turbo de 130 cv ou 160 cv a gasolina com caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades e um sistema mild hybrid de 48V e um um pequeno motor eléctrico com 20 cv, que permite circular em modo elétrico nos arranques e em curtas distâncias para reduzir os consumos. Quem optar pelo Diesel, só o terá na motorização 1.6 com 130 cv. Já a proposta mais sedutora, tendo em conta os apoios por parte do estado, será a versão híbrida plug-in (PHEV). Esta versão conta com um motor 1.3 sobrealimentado 180 cv e um binário de 270 Nm, mais outro motor elétrico com 122 cv, para um total de 275 cv, que lhe permite fazer dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos. Existirá ainda uma versão PHEV com tração às quatro rodas com o nome e-Q4, que terá uma bateria de maior capacidade 15,5 kWh, e a promessa de 80 km de autonomia.

Para já as encomendas estão abertas apenas para a versão de lançamento Edizione Speciale com a motorização mild hybrid 1.5 sobrealimentado com 130 cv, e o nível de equipamento mais completo Veloce proposto por 39.000 euros. As entregas serão feitas a partir de junho.