Publicidade Continue a leitura a seguir

Alibaba vai lançar carro com 1100 km de autonomia elétrica

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois da Huawei e da Xiaomi, a Alibaba é a próxima gigante chinesa a apostar fortemente no mercado do automóvel elétrico.

O gigante de comércio online prepara o lançamento da berlina elétrica que desenvolveu em parceria com a SAIC e a Zhangjiang Hi-Tech para estabelecer novos padrões na categoria. Anuncia 540 CV de potência, 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e autonomia para mais de 1000 km livres de emissões.

A velocidade a que se acelera a mudança do paradigma no setor automóvel depende claramente dos avanços nos pontos débeis da eletrificação, nomeadamente em matéria de autonomia. Os fabricantes trabalham afincadamente na tecnologia de baterias que sejam capazes de autorizar uma utilização mais extensa e os progressos são cada vez mais importantes. A Zhiji Auto, empresa chinesa do consórcio Alibaba, diz-se na linha da frente, com a apresentação deste L7, uma berlina de quatro portas, com silhueta moderna do tipo coupé, que traz para o mercado muito mais do que uma imagem atrativa.

Com apresentação oficial calendarizada para o salão automóvel de Xangai, ma China, a partir de 19 de abril, o Zhiji L7 está anunciado como o primeiro automóvel de produção em série com sistema de carga das baterias por indução de 11 kW. A tecnologia promete uma eficiência de 91%, que se traduz também na capacidade para recuperar até 80 quilómetros de autonomia em apenas uma hora.

Os números são mesmo o que mais impressiona na proposta chinesa. A marca anuncia 540 CV de potência, 700 Nm de binário máximo e 1100 quilómetros de autonomia de acordo com o velho sistema de homologação NDEC (cerca de 800 km em WLTP), para as versões de topo equipadas com o pack de baterias de 118 kWh de capacidade.

O Zhiji L7 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, dispondo de arsenal tecnológico para a condução autónoma: 12 câmaras, radares de 5 ondas milimétricas, 12 radares ultrasónicos e LIDAR.

No interior, destaque para a digitalização do painel de bordo através de um ecrã inteligente de 39 polegadas com resolução 4K, o primeiro deste tipo instalado num automóvel, e com sistema operativo próprio.