Amesterdão inaugura parque subaquático para 11 mil bicicletas

27/01/2023

Renovando o seu já histórico compromisso com a mobilidade urbana sustentável, a capital dos Países Baixos criou dois novos parques de estacionamento exclusivos para bicicletas.

Ficam debaixo de água, na zona do porto marítimo, junto à Estação Central. Um deles com capacidade para 7.000, e o outro para 4.000 bicicletas. Em conjunto poderão albergar 11.000 velocípedes a pedal, e até tem oficina onde é possível fazer reparações.

Por estarem debaixo de água, a construção dos dois parques demorou 12 anos, e custou 50 milhões de euros. Foi implementada uma tecnologia que permite através de uma aplicação para smartphone saber se existe um lugar disponível. Têm ligação à Estação Central de Amesterdão, bem como à estação de metro, permitindo aos utilizadores comutarem entre os meios de transporte sem apanharem chuva.

A arquitetura é contemporânea e o design, que contempla reproduções de obras de arte, foi feito em colaboração com o Museu de Amesterdão. O parque de maior capacidade já está a funcionar, e o segundo será inaugurado em Fevereiro de 2023.