Depois de testarmos o AMG GT Coupé 63 4MATIC+ em pista, comprovámos que também se pode utilizar no dia-a-dia. Comparado lado a lado com o 911 é impossível não ver algumas similaridades entre os dois.

 

“Há proporções clássicas de carros desportivos que queremos ter no nosso e acabamos por ter semelhanças com outras marcas – não podemos evitar isso”, refere Mark Fetherston, designer da Mercedes-Benz em relação ao novo AMG GT Coupé.

O início da gama começa no AMG GT 43 Coupé, com um motor de quatro cilindros 2.0 litros turbo, capaz de produzir 422 CV e 500 Nm de binário. Demora 4,6 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima são 280 km/h. Disponível a partir de 160 900 euros. Mais barato e mais potente que a versão testada, o AMG GT 63 S E Performance é um Plug-in híbrido inspirado na F1 com o mesmo 4.0 litros V8 biturbo mais um motor elétrico. Em conjunto produzem 816 CV e um binário de 1420 Nm. Demora apenas 2,8 segundos dos 0 aos 100 km/h, mais rápido 1 segundo do que o AMG ONE que custa mais de 3 milhões de euros, graças à tecnologia de 400 V da bateria. Disponibiliza apenas 13 quilómetros de autonomia elétrica, mas a AMG diz que a sua função serve apenas para aumentar a performance do GT Coupé. Disponível a partir de 248 650 euros.

Nesta segunda encarnação, o AMG GT é um modelo inteiramente novo. Utiliza uma combinação de alumínio, aço, magnésio e materiais compósitos de fibra para a maior rigidez possível e um peso reduzido.

Sentados no lugar do condutor, enquanto estamos parados, o som do motor de 4,0 litros V8 biturbo montado à mão por uma única pessoa na fábrica de Affalterbach, não é gutural como o dos congéneres norte-americanos, mas tem ainda assim uma agradável nota grave. Disponibiliza 585 CV e 800 Nm de binário.

Associado a uma caixa de velocidades AMG Speedshift MCT 9G, demora 3,2 segundos dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima são 315 km/h. Já tínhamos testado o AMG GT Coupé 63 4MATIC+ em pista, onde pudemos atestar as suas qualidades dinâmicas. Desta vez, numa utilização representativa do que pode ser o dia-a-dia com este Gran Turismo ficámos impressionados com o nível de conforto ao passar por lombas e ruas com piso degradado.

Se em pista o spoiler traseiro ativo é essencial para manter este superdesportivo colado ao chão, na cidade serve apenas para chamar a atenção para este carro, já pouco discreto

Se em pista o spoiler traseiro ativo é um componente aerodinâmico essencial para manter este superdesportivo colado ao chão, na cidade é apenas mais um elemento para chamar a atenção para este carro, já pouco discreto. Nunca outro automóvel testado por nós foi alvo de tantas fotos por parte de transeuntes como este AMG GT na baixa lisboeta.

Além do modo “Comfort”, que foi o mais utilizado durante o tempo que o AMG GT Coupé esteve ao nosso cuidado, existem ainda mais cinco: “Slippery”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “Race”, que mudam as características de comportamento dinâmico do veículo. Para os fãs de track days, o AMG GT Coupé dispõe de tração integral ajustável – que no limite pode ser enviada totalmente para as rodas traseiras. E vem equipado de série com o AMG Track Pace – um auxiliar de condução em pista –, que memoriza o seu traçado, que pode ser apresentado no ecrã do sistema multimédia com realidade aumentada.

Permite melhorar o estilo de condução com um instrutor virtual. Regista mais de 80 dados específicos do veículo dez vezes por segundo. O sistema de navegação no head-up display mostra os ângulos de viragem e os pontos de travagem para ajudar o condutor a encontrar a melhor trajetória.

Por muito impressionante que seja a performance de um automóvel Grand Turismo, de pouco vale se não for prático para utilizar no dia-a-dia. Nesse aspeto o novo AMG GT Coupé melhorou substancialmente, ao oferecer a opção da solução mais espaçosa de 2+2 lugares, onde apesar de ser difícil sentar alguém com mais de 1,50 m nos lugares traseiros, já permite levar as crianças à escola.

Numa escapada de fim-de-semana, os 321 litros da bagageira dão imenso jeito. O excelente conforto dos bancos do condutor e do passageiro, pode ser elevado com câmaras de ar insufláveis opcionais. Nos modos Sport, Sport+ e RACE são ajustadas automaticamente ao corpo para aumentar o apoio lateral. Além disso está equipado com a mais recente tecnologia de ajudas à condução, e serviços de conectividade que integram Apple CarPlay e Android Auto, assistente de voz inteligente e sistema de som surround Burmester, para uma utilização diária perfeitamente tranquila. Disponível a partir de 258 600 euros.

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AVALIAÇÃO
Qualidade geral
9
Prestações
10
Espaço
9
Segurança
10
Condução
10
Consumos
7,5
Preço/Equipamento
8