Amigo dos ciclistas: Bosch evolui ABS para bicicletas

16/07/2022

A Bosch apresentou o ABS de última geração que permite diferentes aplicações em todo o tipo de bicicletas elétricas.

Mais de quarenta anos depois do primeiro ABS produzido em série para automóveis, a Bosch acaba de evoluir a sua versão deste equipamento para bicicletas.
Evolução do sistema lançado em 2018, com a missão de melhorar a travagem em qualquer tipo de piso, sem levantar a roda traseira, o ABS para bicicletas elétricas de última geração é 77% mais compacto e 55% mais leve do que o modelo predecessor, com integração mais fácil no quadro e ativação automática quando se colocam os pés nos pedais.

De acordo com o fabricante alemão, o travão dianteiro na bicicleta é essencial para encurtar a distância de imobilização, mas muitos ciclistas tentam evitá-lo com medo de cair, devido à sua grande eficácia. A marca revela mesmo que 29% de todos os acidentes em que estão envolvidas bicicletas elétricas poderiam mitigar-se ou evitar-se por completo se estes veículos montassem um sistema anti-bloqueio de travões fiável.

É aqui que entra o Bosch eBike Systems, evitando o bloqueio da roda dianteira, ao regular a pressão do travão, mediante a avaliação permanentemente da velocidade das rodas durante a paragem. Como nos carros. O sistema melhora o controlo da bicicleta e a estabilidade, sobretudo em terrenos com pouca aderência.

A Bosch preparou o sistema em quatro modos de atuação do ABS: Cargo, para bicicletas que transportam crianças ou mercadorias, turismo, trilhos e montanha. Cada configuração é projetada de forma ideal para os requisitos de travagem nos diferentes tipos de e-bikes e superfícies, de acordo com a Bosch.

O novo eBike Systems da Bosch estará disponível depois do verão em modelos selecionados, não sendo opção no pós-venda.