Ano novo, novas mexidas nos preços dos combustíveis

31/12/2022

Último dia do ano é um bom dia para atestar o automóvel. Para a semana são esperados novos aumentos nos preços dos combustíveis.

As previsões apontam para subidas de 4,5 a 6 cêntimos no preço do litro na gasolina simples, enquanto o litro de gasóleo deve aumentar até 2 cêntimos.

Apesar dos aumentos logo na primeira semana do ano, as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis mantêm-se em vigor para o mês de janeiro, “continuando o Governo a apoiar todos os consumidores através de uma redução nos impostos sobre os combustíveis”, informou o Ministério das Finanças em comunicado.

Assim, em 2023, a ação combinada de todas as medidas (o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA de 23% para 13%, o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações dos preços dos combustíveis e a suspensão da atualização da taxa de carbono), vão permitir “a redução da carga fiscal passará a ser de 35,9 cêntimos por litro de gasóleo e de 32,5 cêntimos por litro de gasolina”.