Antiga mansão de Henry Ford está à venda pela primeira vez em 40 anos

26/06/2022

Henry Ford nasceu e cresceu nos arredores de Detroit, considerada a capital do automóvel nos Estados Unidos, local onde se estabeleceram os grandes construtores no início do século passado. É lá que está grande parte da história da marca da oval azul e do seu fundador. Incluindo a bela mansão que mandou construir em 1908, na Avenida Edison, por exemplo, e onde desenvolveu as ideias do processo de produção do Model T, o primeiro modelo fabricado em série.

Este verdadeiro monumento de época, impecavelmente mantido no estilo renascentista italiano, com um imponente portal com colunas toscanas e janelas com balaústres, está agora à procura de novo dono, custando pouco menos de um milhão de euros (975.000 dólares).

A casa tem três pisos e uma área útil de mais de 650 metros quadrados, com cinco quartos, quatro casas de banho, jardim, estufa, garagem para dois carros e uma oficina para uso exclusivo do filho Edsel.

De acordo com o anúncio, a mansão foi projetada pela própria Clara Ford, mulher do fundador da marca norte-americana.

A publicação também refere que há “varandas para tirar o pó e dormir” – idealizados para permitir que as pessoas dormissem confortavelmente ao ar livre nos dias anteriores à invenção do ar condicionado.

Jerald Mitchell, atual proprietário, comprou a casa em 1985 e passou os últimos anos a restaurar o edifício, procurando mantê-lo à sua condição original. De tal forma que a maioria dos móveis, acessórios de casa de banho e banheiras são originais. A casa também tem a ainda o sistema de interfone da época, embora não esteja funcional.

Apesar de ser o dono da mansão durante quase quatro décadas, Mitchell nunca se sentiu em casa. “Eu nunca considerei a nossa casa. Sempre foi a casa do Sr. Ford e nós éramos os administradores”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.