Os resultados ponderados de um inquérito realizado entre agosto e novembro deste ano mostram que, pelo contrário, 92% dos inquiridos tencionam voltar a comprar um veículo 100% elétrico (BEV).
“Este é um número extraordinariamente elevado e os resultados confirmam que os condutores adoram a experiência dos veículos elétricos e que os BEV vieram para ficar”, afirma Joel Levin, presidente da GEVA e diretor da Plug In America.
Os resultados ponderados do inquérito que obteve 23.000 respostas em todo o mundo, mostram ainda que, dos atuais proprietários de automóveis 100% elétricos, apenas 4% optaria por um híbrido plug-in (PHEV) se tivesse de substituir o seu carro amanhã.
“Estes resultados confirmam que os condutores de veículos elétricos estão muito satisfeitos com a sua escolha e que os relatos sobre o declínio da popularidade dos veículos elétricos são muito exagerados”, afirma Petter Haugneland, Secretário-Geral Adjunto da Associação Norueguesa de Veículos Elétricos.De acordo com o inquérito, o principal fator para se optar por um veículo 100% elétrico são os baixos custos de funcionamento. Só depois surgem os benefícios ambientais como motivação para a compra de um BEV.
“Este facto deve servir para abrir os olhos dos decisores políticos de todo o mundo. Embora um mercado vibrante de veículos elétricos seja crucial para a redução das emissões climáticas provenientes dos transportes rodoviários, a concretização deste objetivo depende de tornar os BEV uma opção ainda mais acessível para todos”, afirma Ellen Hiep, membro da direção da Associação Holandesa de Condutores de Veículos Elétricos.
O Inquérito Global aos Condutores de Veículos Elétricos inclui mais de 23.000 resultados de 18 países e é o primeiro e mais abrangente inquérito global a quem conduz BEV.
Esta é a primeira vez na história que a GEVA utiliza a sua rede global de Associações de Condutores de EV para realizar um inquérito. A Global EV Drivers Alliance congrega 64 associações nacionais de condutores de veículos elétricos de 38 países diferentes em todo o mundo, representado um total de 336.000 condutores de veículos elétricos.
Embora considerando a infraestrutura de carregamento bastante boa na maioria dos países e a expandir-se a um ritmo constante, o carregamento ainda é considerado um incómodo por “alguns condutores”, diz a associação na nota de imprensa.
Embora este seja o único dado do inquérito que não é traduzido em números, a GEVA afirma que os resultados indicam que, quando questionados sobre as desvantagens de conduzir um EV, os resultados indicam que as desvantagens mais significativas são a disponibilidade limitada de carregadores rápidos, a natureza demorada do carregamento e o tempo de inatividade frequente das estações de carregamento rápido.
“Isto demonstra que os condutores de EV são semelhantes aos consumidores em geral – desejam comodidade e uma experiência sem complicações. Embora a maioria dos condutores de veículos elétricos carregue em casa na maior parte do tempo, o desenvolvimento de soluções de carregamento fáceis para o consumidor é crucial para o crescimento do mercado de massa de veículos elétricos”, afirma Christian Peter, Diretor do EMC ElektroMobilitätsClub da Áustria.
O inquérito foi realizado entre 27 de agosto e 20 de novembro de 2024, e recebeu mais de 23.000 inquiridos de 18 países diferentes. Apenas os países com mais de 100 inquiridos foram incluídos nos resultados. O inquérito chegou aos condutores de veículos elétricos de todo o mundo, principalmente através das 64 organizações membros da GEVA ou dos seus parceiros colaboradores.