M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A arena dos supercarros equipados com motores híbridos e elétricos vai ficar mais cheia com a chegada de um novo gladiador. Neste caso, trata-se do Aria FXE, um modelo apresentado no Salão de Los Angeles, e é o primeiro automóvel criado inteiramente por esta empresa de Irvine, na Califórnia, especializada em engenharia para as indústrias automóvel, aeronáutica e de armamento.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Na base, o Aria FXE não foge muito ao que é normal para supercarros. O construtor americano optou por um chassis e carroçaria em fibra de carbono, o que o ajuda a manter o peso nos 1565 kg, com a produção a recorrer à impressão 3D. Os pneus Pirelli P Zero, calçando jantes de 20 polegadas, ajudam-no a manter-se agarrado à estrada a velocidades de mais de 300 km/h.

O supercarro americano tem uma potência total de 1150 cv, casando um propulsor Chevrolet LSx de 6,2 litros, sobrealimentado por um compressor mecânico a dois motores elétricos que estão ligados às rodas traseiras. Este é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 10 kWh. Com esta potência, consegue atingir os 100 km/h em 3,1 segundos e só pára de acelerar aos 350 km/h.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.